GOVERNANÇA PÚBLICA

Política de Governança da UFLA entra em vigor em julho

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 14 Junho 2023 10:40 | Última Atualização: Quarta, 14 Junho 2023 11:25

Em julho, entra em vigor a Política de Governança da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Resolução Normativa CUNI nº 079, de 2 de junho de 2023, reforça o compromisso da Universidade com a Governança Pública como sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos - cidadãos, representantes eleitos (governantes), alta administração, gestores e colaboradores -, com vistas a permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos.

A política de governança da UFLA tem o objetivo de ampliar a cultura das funções de governança em todos os níveis organizacionais, incluindo a definição do direcionamento estratégico; a supervisão da gestão; o envolvimento das partes interessadas; o gerenciamento de riscos estratégicos; o gerenciamento de conflitos internos; a auditoria e a avaliação do sistema de gestão e controle; a promoção da ética, da responsabilidade social e da transparência.

Para o superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, “a aprovação da política trará maior conscientização sobre a importância da governança como instrumento capaz de aumentar a eficiência na prestação de seus serviços, atendendo com maior efetividade os interesses da sociedade.”

O sistema de Governança Pública da UFLA envolve as estruturas administrativas (instâncias), os processos de trabalho, os instrumentos (ferramentas, documentos etc), o fluxo de informações e o comportamento de pessoas envolvidas direta, ou indiretamente, na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da organização.

Estrutura governanca UFLA