SEMINÁRIO ANDIFES

Vice-reitor da UFLA participou de discussões sobre "interdisciplinaridade, inclusão e excelência no ensino superior"

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 16 Junho 2023 18:11 | Última Atualização: Sexta, 16 Junho 2023 18:14
Gentileza solicitar descrição da imagem
Foto: Assessoria de Comunicação da Andifes.

Foi realizado, nos dias 15/6 e 16/6, o Seminário "Interdisciplinaridade, inclusão e excelência no ensino superior", promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com as universidades federais do ABC (UFABC), de São Carlos (Ufscar) e de São Paulo (Unifesp).  O vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, representou a Instituição no encontro.

Na programação estiveram temas como "projetos e práticas pedagógicas no ensino superior", "inclusão", "relações e indissociabilidade entre pesquisa, extensão e inovação", e "tecnologias, educação e inteligência artificial". Para o vice-reitor, as discussões promovidas são essenciais ao contexto atual das universidades e do ensino superior.

Um dos grandes desafios tratados foi a necessidade de se promover a atratividade do ensino superior para os jovens, estimulando também sua permanência nos cursos de graduação e pós-graduação. "A universidade está diante de uma demanda de modernização de práticas pedagógicas, principalmente em relação à diversificação e à reestruturação das formas de abordagem do ensino. Os dados mostram redução na procura pelo ensino superior no Brasil e no mundo, o que deve ser enfrentado por meio de um esforço conjunto entre instituições, além de exigir muita discussão e ações imediatas por parte das comunidades universitárias", diz.

Outra frente de reflexão durante o encontro, segundo o professor Valter, foi a necessidade de se praticar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão gerando respostas inovadoras, que resolvam as demandas prioritárias da sociedade. "Essa também precisa ser uma ação prioritária das instituições de ensino superior e que a UFLA está no caminho certo, com a implantação da curricularização e valorização da extensão". O vice-reitor destacou também, na programação do encontro, as discussões sobre as ferramentas de inteligência artificial e sua utilização em prol da educação, a necessidade de políticas que promovam a inclusão com excelência nos espaços universitários, além da necessidade de desenvolvimento de uma rede nacional, sob a responsabilidade do governo federal, que permita ao País armazenar e gerir os dados institucionais, gerando segurança nacional,  sem a dependência de empresas internacionais.