RESOLUÇÃO

CEPE aprova resolução normativa com procedimentos para colação de grau

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 19 Junho 2023 12:11 | Última Atualização: Segunda, 19 Junho 2023 12:20

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a Resolução Normativa CEPE nº 55, de 6 de junho de 2023, que define regras sobre a colação de grau dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A resolução passa a vigorar em setembro, para os cursos nas modalidades presencial e a distância.

O documento contém orientações aos estudantes tanto sobre as sessões solenes de colação de grau presencial quanto sobre as sessões especiais remotas. Especifica, ainda, as atribuições da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), do Cerimonial, da Coordenadoria de Secretarias Integradas (CSI), bem como dos formandos no processo de colação de grau.

Com a entrada em vigor da resolução, a participação nas solenidades será garantida a todos os estudantes que cumprirem os requisitos acadêmicos indicados na normativa e não será preciso requerer a colação de grau. Entretanto, o formando deverá estar atento aos procedimentos necessários para registrar sua participação na colação de grau e dar entrada no processo de diplomação.

Após a solenidade, o egresso precisará acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para assinar a ata de colação e criar o processo para a expedição do diploma. Também deverá emitir, pelo Sistema Integrado de Gestão da UFLA (SIG-UFLA), o Atestado de Conclusão de Curso e o Histórico Escolar. Os prazos e outras orientações relacionadas a esses processos podem ser consultados na resolução.

Acesse a Resolução Normativa para mais informações.