Gestão administrativa

Curso de planejamento estratégico de programas de pós-graduação é ministrado na UFLA

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 27 Junho 2023 19:44 | Última Atualização: Quinta, 29 Junho 2023 16:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com a finalidade de alcançar resultados ainda mais eficientes na gestão da pós-graduação, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza, durante o mês de junho, o curso presencial de “Planejamento Estratégico de Programa de Pós-Graduação". A capacitação ocorre às sextas-feiras e possui carga horária de 12 horas.

O curso tem o objetivo de capacitar os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, ou seus substitutos, para a elaboração e a implantação de Planejamento Estratégico. Fazem parte da programação conteúdos voltados ao planejamento estratégico, à administração, à análise dos Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDUs), entre outros, destinados ao aprimoramento das atividades exercidas pelas coordenadorias. A metodologia inclui aulas presenciais expositivas, bem como atividades práticas desenvolvidas no Google Workspace.

“O curso Planejamento Estratégico para Programas de Pós-Graduação tem como finalidade a melhoria da gestão e o aumento da eficiência e conceitos dos programas. Além disso, a Portaria MEC/Capes nº 122, de 5 de agosto de 2021, que consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no Brasil, traz como quesito a apresentação do planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da Instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro”, afirma o coordenador do curso, o superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire.

Ainda de acordo com o sistema de avaliação da Capes, o planejamento estratégico do programa deverá apresentar a descrição (missão, visão e valores), os objetivos (operacionais, táticos e estratégicos; de curto, médio e longo prazo, respectivamente), o diagnóstico (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), o plano de ações (objetivos, metas, execução e acompanhamento), processos e procedimentos de autoavaliação.

Além do superintendente de Governança, ministra o curso o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFLA, professor Márcio Machado Ladeira. Durante os encontros, estão ocorrendo interações entre os coordenadores de programas de pós-graduação e os professores do curso, que estão contribuindo para a realização dos planejamentos estratégicos dos programas de pós-graduação da UFLA.

Um dos participantes da capacitação, o coordenador do programa de pós-graduação em Tecnologias e Inovações Ambientais, professor Yuri Lopes Zinn, afirma ter aprendido técnicas de gestão até então desconhecidas e de suma importância para seu trabalho na coordenação. “Estamos aprendendo técnicas de gestão que são características da área de administração de empresas, diferentes da nossa área de atuação. É bom que temos o apoio de colegas coordenadores, e dos próprios ministrantes do curso, para dizer o que é relevante em uma universidade, em um curso de pós-graduação, dessas ferramentas e técnicas em administração que não aprendemos em nossas especialidades enquanto professores.”

O curso é ofertado como uma ação estratégica da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), por meio do programa de capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Todas as vagas foram preenchidas.

Visita aos Programas de Pós-graduação

PPG em Fitopatologia

Além do curso, outra ação estratégica da PRPG foi o acompanhamento da evolução da pós-graduação, por meio de visitas aos 39 Programas de Pós-graduação da UFLA, realizadas entre os meses de fevereiro e maio de 2023.

Nessas visitas, os coordenadores realizaram uma apresentação contendo os seguintes tópicos: contextualização do programa; resposta da ficha de avaliação da Capes, oriunda da avaliação quadrienal (2017-2020); exposição dos indicadores dos anos de 2021 e 2022; relação dos docentes permanentes e colaboradores e a sua produção científica, entre outros dados importantes.

Foram convidados para cada evento todos os docentes (permanentes e colaboradores), estudantes do Programa e o diretor ou substituto legal da Unidade Acadêmica a que cada Programa está vinculado. A participação dos diretores das Unidades Acadêmicas contribuiu para que eles pudessem ampliar seus conhecimentos sobre o funcionamento dos Programas, bem como para alinhar decisões estratégicas voltadas ao aperfeiçoamento das ações a serem tomadas para o quadriênio em vigor.

O evento contou, ainda, com a participação do coordenador da área de avaliação das Ciências Agrárias I da Capes, professor Moacir Pasqual, e dos professores Marco Aurélio Carbone Carneiro, Joel Augusto Muniz e Eduardo Alves, avaliadores da área de Ciências Agrárias I da Capes no quadriênio 2017-2020, os quais apresentaram uma importante contribuição, que auxiliará na tomada de decisões para o próximo quadriênio.

Para a pró-reitora de Pós-graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, as visitas foram uma excelente oportunidade para conhecer as demandas dos Programas, bem como para apresentar as diversas ações executadas pela PRPG, entre as quais se destacam a política de egressos, a autoavaliação, o planejamento estratégico, o aperfeiçoamento do site dos Programas de Pós-graduação, e outras ações que visam à melhoria na avaliação quadrienal, no que compete à Instituição.

Como resultado dessas visitas é que foi idealizado o curso de planejamento estratégico, com a proposta de capacitar os coordenadores de programas de pós-graduação para a busca de resultados mais eficientes no quadriênio 2021-2024.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.