Ir direto para menu de acessibilidade.
2023/1

Informes sobre mérito acadêmico, mérito esportivo e solicitação de colação de grau

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 03 Julho 2023 09:23 | Última Atualização: Sexta, 07 Julho 2023 11:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Cerimonial da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que foi alterado o local das colações de grau de 2023/1 : elas serão realizadas no Ginásio 1 da UFLA - Câmpus Histórico. 

Confira as instruções aos formandos de 2023/1:

Os formandos devem estar atentos aos seguintes pontos:

1- datas e horários de retirada de beca e das colações de grau;

2- informações sobre mérito acadêmico e mérito esportivo;

3- prazo para solicitação de colação de grau;

4- informações e prazos importantes;

5- procedimentos de assinatura de ata digital e retirada de certificado digital.

1- Datas e horários de retirada de beca e das colações de grau

Como parte dos preparativos para a solenidade, os formandos devem estar presentes em outras atividades, conforme a programação abaixo:

Sessões de colação de grau 2023/1

 

23/8 - quarta-feira

8h às 10h: entrega de becas aos formandos do Icet, FZMV, FCS e EEng (local: Ginásio 1 da UFLA - próximo ao Câmpus Histórico).

23/8 - quarta 

Unidade Acadêmica

Cursos de Graduação

10h30

EENG

(ESCOLA DE

ENGENHARIA)

Engenharia Agrícola

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Materiais

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

14h

FZMV

(FACULDADE DE ZOOTECNIA E

MEDICINA VETERINÁRIA)

Medicina

Veterinária

Zootecnia

16h

FCS

(FACULDADE DE CIÊNCIAS DA

SAÚDE)

Educação Física

Medicina

Nutrição

18h

ICET

(INSTITUTO DE CIÊNCIAS

EXATAS E

TECNOLÓGICAS)

Ciência da Computação

Física

Matemática

Sistemas de Informação

24/8 - quinta-feira

8h às 10h: entrega de becas aos formandos do ICN, FCSA, Faelch e Esal (local: Ginásio 1 da UFLA- próximo ao Câmpus Histórico).

24/8 - quinta

Unidade Acadêmica

Cursos de Graduação

10h30

ESAL

(ESCOLA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE

LAVRAS)

Agronomia

Engenharia de Alimentos

Engenharia Florestal

14h

FCSA

(FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

APLICADAS)

Administração

Administração Pública

Direito

16h

FAELCH

(FACULDADE DE FILOSOFIA,

CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E

LETRAS)

Filosofia

Letras/Português e Inglês

Pedagogia

18h

ICN

(INSTITUTO DE CIÊNCIAS

NATURAIS)

Ciências Biológicas

Química

2- Informações sobre premiação do Mérito acadêmico e do Mérito esportivo

Os formandos devem ficar atentos às seguintes datas:

3/7 a 7/7: período de inscrição, na Coordenadoria de Secretaria Integrada das Unidades Acadêmicas, pelo formando de 2023/1, para concorrer à premiação por Mérito Acadêmico.

Mais informações na secretaria de cada Unidade Acadêmica

3/7 a 7/7: período de inscrição, na Praec, pelo formando de 2023/1, para concorrer à premiação por Mérito Esportivo.

Mais informações no site da Praec

3- Prazo para solicitação de colação de grau

Os formandos devem ficar atentos ao prazo para solicitar colação de grau:

17/7 a 28/7: período para solicitação, na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), de Colação de Grau em Sessões Ordinárias das Unidades Acadêmicas - Formandos da graduação presencial – 2023/1

Mais informações no site da DRCA 

4- Informações importantes

Informações mais detalhadas sobre a cerimônia de colação de grau:

Em hipótese alguma, será permitida a participação na colação de grau de formandos que não tenham concluído os requisitos exigidos. Não existe colação de grau simbólica.

Não haverá ensaio para a colação de grau; o Cerimonial disponibiliza um vídeo explicativo sobre a colação aos formandos.

Formandos filhos de servidores da UFLA: enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o nome do formando, curso, nome do pai ou mãe que trabalha na UFLA e setor. Neste caso, os pais entregam o certificado ao formando.Caso não receba confirmação do email, entrar em contato por telefone.

Formando estrangeiro: enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o país de origem. Neste caso, o hino do país do formando é tocado na colação de grau. Caso não receba confirmação do e-mail, entrar em contato por telefone.

Colação por procuração: caso o formando não possa estar presencialmente na cerimônia e não possa aguardar a próxima colação de grau especial, é possível colar grau por procuração. Enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar informações, até 4/8. Caso o formando não envie a procuração até esta data, não será possível a colação por procuração.

Não é permitido fotógrafo particular para cada formando nas colações. A Comissão de Formatura contrata uma empresa de fotografia, que entra em contato com todos os formandos após a colação. A equipe de comunicação da UFLA faz a registro fotográfico geral do evento e disponibiliza no site da UFLA.

O formando deve chegar ao local da colação pelo menos meia hora antes do início da solenidade para tirar fotos e acomodar-se em seu local, que estará marcado com seu nome.

Outros eventos (missa, culto, aula da saudade, festas): a comissão de formatura organiza todos os demais eventos da formatura. O Cerimonial da UFLA organiza somente a colação de grau. Para mais informações sobre os demais eventos, entrar em contato com a comissão

Entrega de becas

O formando deve pegar a beca, obrigatoriamente, no horário e dia indicados acima. Só cola grau o formando que retirar sua beca e assinar a lista oficial de retirada de becas, no dia de entrega das becas. Outra pessoa, indicada pelo formando, pode retirar sua beca, desde que o nome do formando esteja na lista. Não é necessário avisar o Cerimonial quem irá pegar a beca no lugar do formando, é só chegar no horário indicado e realizar o pagamento.

O valor do aluguel da beca é 100 reais por formando (o valor pode ser pago em dinheiro ou pix). Cada formando deve deixar, ao retirar a beca, uma caução (cheque ou valor em dinheiro) no valor de 200 reais, que será entregue na devolução da beca, logo após cada colação de grau. Os formandos com vulnerabilidade socioeconômica serão isentos do aluguel; porém, a caução é obrigatória a todos os formandos.

Haverá beca para todos os formandos, mesmo para aqueles que não fizeram prova antecipadamente.

5- Procedimento de assinatura de ata da colação de grau

Etapas:

1- Durante a colação de grau: no dia da colação de grau, o formando irá assinar uma lista de presença física. A Secretaria Integrada do curso irá possibilitar essa assinatura no momento da colação. O formando não deve sair da colação sem ter assinado a lista de presença. Caso o formando não assine a lista, seu nome não irá para a ata.

2- Dia útil seguinte à colação: o egresso deve seguir as instruções abaixo para assinatura da ata.

Será responsabilidade do formando acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou sistema análogo que o substitua, das 12h do primeiro dia útil após a cerimônia de colação às 12h (o horário de Brasília) do segundo dia útil após a data de Colação de Grau, para assinar a ata que será, para todos os efeitos, a prova da colação de grau.

Consultar informações sobre como assinar a ata nos seguintes links:

https://drca.ufla.br/images/arquivos/Tutorial_-_Assinatura_de_Ata_de_Colao_de_Grau_1.pdf

https://kb.ufla.br/books/manual-de-sistemas-o3k/page/primeiro-acessso-de-discente

3- Segundo dia útil após a colação: o formando deverá retirar seu certificado no SIG.


Importante

Para todos os efeitos, a confirmação da presença na colação de grau especial ficará condicionada à assinatura da ata de presença disponibilizada no SEI ou sistema análogo que vier a substituí-lo.

É de responsabilidade do egresso se inteirar das instruções e realizar a assinatura da Ata no sistema, dentro do prazo estabelecido.

A ata deverá ser assinada eletronicamente, por meio de acesso único, pelo login institucional individual do formando, do presidente da Cerimônia e da Secretaria da Congregação.

Apenas os nomes dos formandos que assinarem a prova fática de sua presença na cerimônia (lista de presença) serão incluídos para assinatura da ata no SEI.

Nos casos de colação de grau por procuração, a prova fática (lista de presença) mencionada anteriormente será assinada pelo procurador e a ata gerada no sistema deverá ser assinada pelo formando.

 

Atenção ao cronograma para assinatura da ata e retirada do certificado:

Formandos com colação do dia 23/8

23/8- quarta-feira: cerimônia de colação - assinatura da lista de presença (física)

24/8- quinta-feira: a partir de 12h - formando assina ata no SEI

25/8- sexta-feira: até 12h - assinatura do SEI

a partir de 17h - retirada do certificado no SIG

Formandos com colação do dia 24/8

24/8- quinta-feura: cerimônia de colação - assinatura da lista de presença (física)

25/8- sexta-feira: a partir de 12h - formando assina ata no SEI

28/8- segunda-feira: até 12h- assinatura do SEI

a partir de 17h - retirada do certificado no SIG

Dúvidas relativas à assinatura da ata devem ser esclarecidas no momento da assinatura, na Secretaria Integrada do curso.

Dúvidas relativas à cerimônia de colação de grau devem ser esclarecidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas relativas aos procedimentos de colação de grau, diploma, lista de formandos, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção