AUTOCONHECIMENTO

Profissionais da UFLA participam de workshop sobre inteligência emocional e saúde mental

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 07 Julho 2023 10:27 | Última Atualização: Sexta, 07 Julho 2023 10:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

Servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do workshop “Autoconhecimento, relações interpessoais e saúde mental: reflexões para a busca de uma ‘vida boa’”. O evento, realizado nos dias 28 e 29/6, foi ministrado pelo psicólogo e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Renato Ferreira de Souza e contou com dinâmicas de grupo, rodas de conversa e, até mesmo, um teste psicológico.

De acordo com o professor, o objetivo do workshop foi proporcionar um espaço de diálogo sobre assuntos que, muitas vezes, são negligenciados no dia a dia. “No cotidiano, acabamos nos preocupando pouco com a busca pelo autoconhecimento. Eu até gosto de brincar que esse workshop é para olharmos para dentro de nossas caixas e nos conhecermos melhor. Para isso, trabalhamos com a inteligência emocional, as relações interpessoais e a saúde mental. Por mais que esses aspectos pareçam separados uns dos outros, eles podem trabalhar em conjunto: quando você se autoconhece, você se relaciona melhor e sua saúde mental tende a ficar em dia. Isso traz uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Escapar do piloto automático e refletir sobre a própria vida pode ser transformador. É o que relata a professora da Faelch/UFLA Patricia Vasconcelos Almeida, que participou do workshop. “Foi uma experiência fantástica ter esse momento de parar para pensar nas relações humanas, no nosso próprio autoconhecimento e nos benefícios que isso traz. Agradeço imensamente por essa iniciativa, que oportunizou uma grande troca entre as pessoas envolvidas no nosso meio acadêmico.”

A assistente em administração da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe/UFLA) Alessandra de Paula Moraes concorda com a professora. “Além de termos tido esse momento de parar um pouco e refletir, percebi que essa foi uma experiência que tocou não apenas em questões profissionais, mas também pessoais. Durante os relatos de todos nós, houve, realmente, um momento de troca e, acima de tudo, de identificação.”

O evento foi organizado pelo setor de Capacitação e Avaliação da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/Progepe/UFLA).