Ir direto para menu de acessibilidade.
mais agilidade

Biblioteca passa a aceitar pagamentos de multas via Pix e cartão de crédito

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 11 Julho 2023 14:05 | Última Atualização: Quarta, 12 Julho 2023 11:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Usuários da Biblioteca Universitária da UFLA já podem efetuar o pagamento de multas por meio do PagTesouro, pelo sistema de pagamento instantâneo Pix e cartão de crédito. A iniciativa é uma ação conjunta da Superintendência de Governança e da Biblioteca Universitária para facilitar e agilizar o processo de pagamento, oferecendo mais opções aos usuários e promovendo uma melhor gestão dos recursos da Universidade.

A implementação do pagamento via Pix e cartão de crédito também oferece maior comodidade e praticidade, permitindo que a multas sejam quitadas de forma rápida e segura, sem a necessidade de se deslocar até a Biblioteca ou realizar transações bancárias tradicionais. 

A nova forma de pagamento permite uma melhor gestão dos recursos, uma vez que agiliza o processo de recebimento dos pagamentos, contribuindo para uma administração mais eficiente dos recursos destinados à Instituição. Além disso, a transparência é fortalecida, pois as transações são realizadas de forma eletrônica, proporcionando um registro claro e seguro das operações financeiras.

Antes da implantação do serviço, para realizar o pagamento, o usuário precisava gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU), informar todos os dados da multa, realizar a impressão e o pagamento em agência bancária e, por fim, entregar a GRU com o recibo na Biblioteca para a baixa da pendência.

Com a nova funcionalidade de pagamento, o processo ficou mais simples. Para regularizar os débitos, basta acessar a página da Biblioteca, clicar em “Taxas Administrativas - Multas” e acessar um dos links para “Emissão da multa por atraso na devolução” ou “Emissão da multa por perda de chave“. Feito isso, basta preencher o valor da multa e escolher a forma de pagamento.

Após o pagamento, a pendência é regularizada no sistema da Biblioteca, em até 24 horas. Caso seja necessário que a regularização ocorra em tempo inferior, o usuário poderá solicitar a análise ao setor de Circulação (balcão de entrada da Biblioteca) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dessa forma, o débito será retirado do sistema da Biblioteca, após a conferência no SIG-UFLA.

A equipe da Superintendência de Governança já implantou esse mecanismo de pagamento para outras taxas de serviços prestados pela UFLA. A próxima será a implantação dessa solução para a compra de créditos no Restaurante Universitário - RU.

Para acessar diretamente a página, clique neste link

 

Abaixo segue a lista dos serviços que já aceitam pagamentos utilizando o PagTesouro: 

 

Taxas da DRCA

https://drca.ufla.br/taxas

Serviço de impressão colorido

Biblioteca - https://sig.ufla.br/modulos/publico/gru/gerar_gru.php?cod_servico_setor=60

Gráfica - https://sig.ufla.br/modulos/publico/gru/gerar_gru.php?cod_servico_setor=61

Serviço de impressão preto e branco

Biblioteca - https://sig.ufla.br/modulos/publico/gru/gerar_gru.php?cod_servico_setor=63

Gráfica - https://sig.ufla.br/modulos/publico/gru/gerar_gru.php?cod_servico_setor=62

Cartão Institucional

https://dgti.ufla.br/pt/noticias-da-dgti/632-novo-procedimento-para-solicitar-cartao-institucional-a-dgti 

Inscrição em curso de extensão

https://openufla.ufla.br/

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção