jubileu de prata

Jubileu de Prata: Editora UFLA celebra 25 anos de contribuições para o cenário acadêmico e científico

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 13 Julho 2023 10:18 | Última Atualização: Quinta, 13 Julho 2023 17:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

As comemorações dos 25 anos da Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorreram na tarde da última terça-feira (11/7) e contaram com a participação de autoridades da Universidade, docentes participantes do Conselho Universitário e ex-diretores da Editora, além de amigos e familiares, que prestigiaram esse momento importante para a história da editoração universitária.

Durante a cerimônia, houve a inauguração da galeria de ex-diretores, apresentação de um documentário sobre os 25 anos da editora, além da apresentação da obra "Impressos, Ciência e Editoração Universitária: Marcas Históricas da Editora UFLA", escrita pelos professores Bruno Adriano Rodrigues Silva e Kleber Tüxen Carneiro. Para o atual diretor executivo, Flávio Monteiro de Oliveira, foi um momento importante, pois “a constituição da Editora passou pelas mãos de muitas pessoas, que se dedicaram para que ela se tornasse uma referência. Ver parte dessas pessoas reunidas foi uma alegria imensa”.

Também fez parte das celebrações a entrega de uma medalha comemorativa do Jubileu de Prata da Editora Universitária às pessoas que contribuíram para sua consolidação. O diretor explicou o significado da moeda. “Essa honraria é concedida às personalidades que dedicaram seu talento e esforço incansável ao desenvolvimento da cultura editorial universitária, na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e na Universidade Federal de Lavras (UFLA). E não são apenas reconhecidas por suas contribuições excepcionais, como também merecem homenagens especiais por terem moldado com maestria a missão institucional da Editora UFLA”.

Nas palavras do primeiro diretor executivo da Editora UFLA, Luiz Edson Mota de Oliveira, “estar em meio a pessoas que tiveram contribuições significativas para a construção da Editora UFLA é motivo de orgulho. Ver pessoas empenhadas para que ela alcance voos  ainda maiores é satisfatório”. Ele também enfatizou a alegria de ter feito parte dessa história e participar do Jubileu de Prata da Editora com amigos queridos.

O reitor da Instituição, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior e o pró-reitor de Pesquisa e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, Luciano José Pereira, também estiveram presentas nas comemorações dos 25 anos da Editora UFLA.

Conheça um pouco sobre a história da Editora UFLA

Em 16 de julho de 2023, a Editora  UFLA celebrou 25 anos de fundação. Estabelecida em 1998 pelo Conselho Editorial da época, sob a liderança do professor Fabiano Ribeiro do Vale, a Editora tem uma história que remonta à década de 70. Nesse período, juntamente com o estabelecimento dos programas de pós-graduação da Instituição, percebeu-se a necessidade de ampliar o escopo das publicações, que até então eram voltadas para boletins informativos. Assim, ganhou força a proposta de iniciar a publicação de uma revista científica pela comunidade acadêmica, com um enfoque especial nas Ciências Agrárias.

Para viabilizar essas atividades, foi criado o Conselho Editorial e, em 1971, durante sua segunda fase, sob a direção do professor Maurício de Souza (em memória), foi criada a primeira revista científica da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), intitulada "Agros". Com o objetivo de abranger diversas áreas e acompanhando a transformação da Escola em Universidade, a revista passou por modificações e atualmente é conhecida como "Ciência e Agrotecnologia", atendendo às diferentes unidades acadêmicas.

Ao longo desses vinte e cinco anos, a Editora UFLA passou por uma trajetória marcada por transformações, contando com a contribuição de inúmeras pessoas. Sempre comprometida em promover as publicações científicas da instituição, a Editora, que atualmente está sob a direção executiva de Flávio Monteiro de Oliveira e Patrícia Carvalho de Morais, é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa. Possui um catálogo editorial diversificado, composto por livros impressos e/ou em formato eletrônico, boletins técnicos, textos acadêmicos e periódicos científicos.

Para acessar o acervo digital da Editora, visite: www.editora.ufla.br. Além disso, é possível ter acesso às obras impressas visitando a Livraria da Editora UFLA, localizada no Centro de Convivência da Universidade.

Confira as fotos da celebração: