missão acadêmica

UFLA fortalece laços acadêmicos em missão à China

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 14 Julho 2023 14:10 | Última Atualização: Sexta, 14 Julho 2023 14:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de fortalecer as relações entre as instituições de ensino superior do Brasil e da China, foi realizada uma ação para promover convênios, intercâmbios e acordos de cooperação. Entre 26/6 e 7/7, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do seu reitor, professor João Chrysostomo, esteve na missão acadêmica-científica na China, com o propósito de estreitar os laços acadêmicos entre as duas nações.

A Missão Acadêmica envolveu a participação de mais de 20 instituições renomadas brasileiras, em uma agenda que abrangeu cinco importantes centros do país asiático: Xangai, Hangzhou, Shijiazhuang, Langfang e Pequim. Foram visitadas mais de dez universidades, escolas e instituições chinesas, além de encontros realizados na Embaixada do Brasil na China e no Ministério da Educação Chinês. “A participação da UFLA nessa missão fortalece o compromisso da universidade em promover intercâmbios acadêmicos e estabelecer parcerias estratégicas”, comenta o reitor da UFLA.

A realização da Missão do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) na China foi possível devido ao convite e apoio financeiro das universidades chinesas e do Governo Chinês, com destaque para a Universidade Normal de Hebei e a Secretaria de Educação da Província de Hebei.

Durante a Missão, destaca-se a visita à Donghua University, que possui uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, em programas de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas, incluindo engenharia, negócios, moda, esportes, design, ciência e tecnologia. À Zhejiang Agriculture & Forestry University, que se destaca pelo seu compromisso com a pesquisa científica, inovação tecnológica e formação de profissionais altamente qualificados nas áreas da agricultura, silvicultura e ciências afins. À Hebei Normal University, com formação nas áreas da educação, ciências humanas e sociais. À Vocational College of Finances & Economics, faculdade especializada em finanças e economia. À Langfang Normal University, que abrange as áreas de ciências naturais, ciências sociais, engenharia, educação, artes e humanidades. E ao Centre for Language Education and Cooperation (CLEC), instituição conceituada dedicada a promover o ensino de idiomas e promover intercâmbios culturais.

Para o reitor da UFLA, a viagem foi extremamente produtiva, proporcionando uma oportunidade única de conhecer de perto a potência educacional da China. “O sistema educacional da China é amplamente conhecido por sua excelência acadêmica e currículo rigoroso, que prepara os alunos para um futuro de sucesso. É valorizado pela sociedade, sendo considerado um caminho para oportunidades profissionais e mobilidade social”. Ao vivenciar a eficiência e o planejamento do sistema educacional chinês, o reitor reconhece a importância de aprender com eles e buscar estabelecer parcerias estratégicas para permitir que os estudantes da UFLA tenham a oportunidade de colaborar com empresas chinesas. Com o objetivo de promover essa abertura e cooperação, a meta é estabelecer oito acordos de cooperação no âmbito da UFLA.

Primeiro instrumento de cooperação celebrado com uma universidade chinesa

No dia 30 de junho foi assinado um acordo de cooperação entre a UFLA e a Universidade Normal de Hebei. O programa de internacionalização da UFLA possui agora 117 acordos vigentes com instituições educacionais estrangeiras de 33 países.

O acordo, que estará em vigor por cinco anos, estabelece relações de cooperação teórica e prática em diversas áreas acadêmicas, incluindo a possibilidade de intercâmbio para estudantes de graduação e pós-graduação, com reconhecimento mútuo de créditos; intercâmbio de docentes para visitações, instruções, pesquisas e estudos; intercâmbio de materiais e publicações educacionais e realização conjunta de conferências, entre outras ações.

A Universidade Normal de Hebei admite anualmente mais de 600 estudantes estrangeiros, possui mais de 40 cursos de pós-graduação stricto sensu e mais de 90 na graduação