COPA DO MUNDO FEMININA

Confira as orientações administrativas e acadêmicas sobre os dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 20 Julho 2023 09:25 | Última Atualização: Terça, 25 Julho 2023 11:28

Foi publicada, na quarta-feira (19/7), a Portaria Normativa da Reitoria n° 109, com orientações sobre o expediente nos câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023.

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, fica facultado aos servidores da Universidade alterar, em caráter excepcional, seus respectivos horários de expediente para o regime de seis horas ininterruptas, a partir de 12h, horário de Brasília, independentemente dos horários de realização dos jogos. A alteração não se aplica aos serviços considerados essenciais que, devido à sua natureza, não podem ser interrompidos.

A portaria segue as orientações da Portaria MGI nº 3.814, de 17 de julho de 2023, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Com base na Portaria Normativa, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), apresenta as seguintes orientações à comunidade acadêmica:

Atividades acadêmicas e avaliativas

Tendo em vista que a decisão sobre o expediente é facultada aos servidores, os professores poderão optar pela manutenção das atividades acadêmicas programadas para os dias e período contidos na referida Portaria.

Aqueles que optarem pela não realização das atividades acadêmicas deverão informar o planejamento de reposição aos estudantes matriculados nos componentes curriculares, conforme abaixo:

- Quando o conteúdo e o planejamento do componente curricular permitirem, os professores ficam autorizados a agendar atividades a serem realizadas no Campus Virtual ou determinar estudos autônomos com tarefas a se realizarem na semana do jogo, incluindo o sábado. Nesse caso, tais atividades serão consideradas como reposição das aulas não lecionadas. O professor não deverá atribuir ausência, na data/hora da aula que coincidir com o período contido na referida portaria, aos estudantes que realizarem as atividades dentro do prazo proposto.

- Quando o conteúdo não permitir atividades autônomas e/ou a utilização do Campus Virtual, o professor deverá agendar uma data e horário para a reposição das aulas e comunicar aos estudantes com tempo hábil, para que eles estejam presentes às atividades, cabendo ao professor oferecer a reposição em dia/hora que seja anterior à avaliação final do componente curricular. Para facilitar o agendamento em dia e horário com maior disponibilidade pelos estudantes, o professor poderá utilizar as ferramentas disponíveis no Sistema Integrado de Gestão (SIG).

- Em relação à atividade avaliativa agendada em data e hora que coincida com o período contido na referida portaria, o professor que optar pela não realização das atividades acadêmicas deverá reagendar a atividade e comunicar a nova data aos estudantes matriculados e, excepcionalmente, nesse caso, não será necessária a concordância de todos os estudantes.

Funcionamento da Biblioteca Universitária

Para os dias de jogos da seleção feminina de futebol, a  Biblioteca Universitária apresentará duas formas de funcionamento durante o período contido na referida Portaria: uma para o período de semestre letivo da graduação e outra durante o período de recesso e férias.

- Durante o semestre letivo da graduação, a Biblioteca Universitária estará aberta ao público das 12h às 22h.
- Durante o período de recesso e férias, a Biblioteca Universitária estará aberta ao público das 12h às 18h.

Quando o funcionamento da Biblioteca Universitária ocorrer a partir das 12h, devido à referida portaria, o serviço de auto-impressão também funcionará a partir deste horário.

Funcionamento da DGTI

No dia 24/7, o horário de funcionamento da SGV e DGTI  será das 12h às 19h.