Programação mensal de eventos na UFLA - confira os destaques de agosto

Escrito por Joyce | Publicado: Terça, 08 Agosto 2023 07:00 | Última Atualização: Sexta, 01 Setembro 2023 10:08

Evento: Recepção de Calouros

Data: 21 a 26 de agosto

Descrição: O evento de Recepção de Calouros é realizado por Curso e organizado pelas Unidades Acadêmicas e divulgado por cada Secretaria Integrada. Acesse o link da Unidade Acadêmica do seu curso para ter conhecimento da Programação Oficial com as datas e as atividades planejadas.

Evento: Evasão na Rede Federal de Educação Profissional

Data: 28 de agosto

Local: transmissão pelo canal do TCU no YouTube.

Inscrições: https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=ISCNET2_PAR:106:::NO:RP,106:P106_COD:209268

Descrição: O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa e da AudEducação, convida para o evento Evasão na Rede Federal de Educação Profissional, com o objetivo de promover uma análise da atuação da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, com foco nos desafios para a garantia de êxito e permanência dos estudantes, devido à evasão/desistência. O evento é aberto ao público interno e externo.

Evento: Palestra Exercício Físico e Hipertensão Arterial

Data: 29 de agosto

Local: Salão de Convenções da UFLA

Palestra gratuita e aberta ao público interno

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: A palestra promovida pelo Departamento de Educação Física (DEF), será ministrada pela professora Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, associada da Escola de Educação Física e Esporte da USP, e abordará os efeitos positivos da prática de exercício físico no processo de reabilitação à problemas cardiovasculares e como medida profilática para a manutenção da saúde.

Evento: Esquenta CIUFLA

Data: 30 de agosto

Local: Salão de Convenções - UFLA

A presença é obrigatória para os estudantes vinculados à iniciação científica e tecnológica (IC/IT) da UFLA.

Descrição: A Pró-reitoria de Pesquisa convida a comunidade acadêmica para participar das atividades preparatórias no Esquenta do CIUFLA. No evento será ministrada a palestra: "A importância da IC/IT e porque participar do CIUFLA 2023" e serão promovidas atividades visando à capacitação dos estudantes para a participação em eventos científicos.

Evento: Abertura oficial das comemorações dos 115 anos da UFLA

Data: 31 de agosto

Local: Pátio do Prédio das Pró-reitorias Administrativas

Confira a programação preliminar

Descrição: Em 2023, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) completa 115 anos. O aniversário será celebrado entre os dias 31/8 e 9/9, com a tradicional Semana de Ciência, Cultura e Arte.

Evento: Saúde em Foco - realização de testes de saúde (IST's) para comunidade universitária

Data do evento : 31 de agosto

Horário : 13h às 16h

Local : Ambulatório - Coordenadoria de Saúde - Praec

Não é necessário realizar inscrição. Basta comparecer.

Descrição: Cerca de 40 testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) serão disponibilizados a toda comunidade universitária. A iniciativa é resultado de uma parceria da Coordenadoria de Saúde (Praec/UFLA) com o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA).

Evento: Os desafios da reconstrução do SUS no pós-pandemia

Data: 1º de setembro

Local: Salão de Convenções - UFLA

Entrada livre/ Para obtenção de certificado, inscrições pelo SIG/ UFLA.

Evento aberto ao público interno e externo

Descrição: O evento promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) tem o objetivo de discutir o panorama do SUS pós-pandemia, a partir da perspectiva da gestão pública da saúde, e contará com a participação de Ana Pimentel (Deputada Federal), Álvaro José Pereira Neto (Procurador Adjunto do Consultivo; representante da Secretaria Municipal de Saúde) e Mayla Magalhães (Assessora do Gabinete; Representante da Secretaria Estadual de Saúde)

Evento: XXVI Olimpíada Mineira de Química OMQ - 2023

Data: 2 de setembro

Local: PV03 - UFLA

Site do evento: omq.qui.ufmg.br

Descrição: O evento tem o intuito de revelar jovens talentos mineiros com vocação para a Química, selecionar representantes para participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e, promover, principalmente, atividades que levem os jovens estudantes a refletir sobre a importância da Química em suas vidas e na sociedade moderna.

Evento: Curso “Irrigação Deficitária Controlada” ( Inscrições abertas)

Data: 4, 6, 11,13,18 e 20 de setembro

Horário: 9h às 12h (Horário de Brasília) / 15h às 18h (Horário da Espanha)

Local: On-line

Inscrições: SIG/ UFLA ( 1º/8/2023 à 2/9/2023)

Descrição: O curso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da UFLA, será ministrado pelo professor Alejandro Pérez Pastor e sua equipe pertencente à Universidade Politécnica de Cartagena, Espanha, e irá abordar uma nova visão no manejo da água na agricultura irrigada, empregando os aspectos fisiológicos das plantas em resposta ao déficit de água no solo, técnica empregada na Espanha em hortícolas e frutíferas. Discentes de outras instituições também podem participar. Os interessados podem se matricular como um curso de extensão ou ainda, como aluno especial no PPGRH que contará como disciplina.

Como solicitar a divulgação de eventos:

A solicitação deve ser enviada para suporte.ufla.br/comunicacao com no mínimo 15 dias de antecedência do período de inscrições.

Todos os eventos devem ser cadastrados no SIG UFLA.

A solicitação deve conter as seguintes informações: evento; descrição (objetivo do evento e informação se é gratuito ou pago); público; data; horário; local; inscrições (link direto do evento no SIG UFLA e data limite) e organizador (nome e contato do responsável)