GESTÃO DE PESSOAS

UFLA passa por fase de testes para adotar registro de frequência de servidores pela web

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 02 Agosto 2023 17:58 | Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2023 14:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

Neste mês de agosto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação/Superintendência de Governança (DGTI/SGV) estão  promovendo mais uma etapa de testes para que o registro de frequência dos servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passe a ser realizado pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), sem a necessidade de relógios de ponto. Uma reunião com os gestores de ponto e chefias imediatas foi realizada nesta terça-feira (1º/8) para a apresentação da ferramenta e esclarecimento de dúvidas.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Viviane Naves de Azevedo, a alteração no procedimento ocorre no contexto de ações de transformação digital do serviço público federal. "Os relógios biométricos apresentam problemas de funcionamento com frequência e exigem investimentos contínuos de manutenção que já não se justificam diante das soluções digitais disponíveis e dos movimentos hoje existentes no serviço público federal para registros de frequência por recursos on-line, inclusive com a perspectiva de que o aplicativo SouGov.br concentre essa função em um futuro próximo”, pondera.

“Além disso, a UFLA está trabalhando para a implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD), o que gera tendência de redução no número de servidores que farão registro de frequência por horário. Diante dessa conjuntura, e zelando pelo emprego mais eficiente de recursos públicos, a Instituição optou por não realizar novos contratos para a compra de novos ou a manutenção dos relógios biométricos. Como alternativa, definiu-se por uma solução interna, desenvolvida pela DGTI/SGV, que possa ser utilizada até que essa transformação digital se complete e o PGD se concretize”, explica.

Para validação e aprimoramento dos ajustes realizados no SIGRH, em junho, DGTI/SGV e Progepe realizaram testes com os servidores lotados em seus quadros. A nova etapa de testes, que ocorre neste mês de agosto, abrangerá todos os servidores que realizam o registro de ponto por meio de relógios com leitura biométrica da Instituição. Caso tudo transcorra dentro das expectativas, a mudança definitiva ocorrerá a partir de 1º/9, com a desativação dos relógios existentes, uma vez que não é possível manter os dois formatos de registro ativos simultaneamente.

Neste período de testes e treinamento, a orientação é para que todos os servidores continuem a registrar a presença normalmente no relógio biométrico e, paralelamente, façam também o registro pela nova ferramenta, de forma que possam conhecer e se habituar à nova modalidade, além de colaborar para a identificação de eventuais ajustes. As marcações feitas no sistema de testes em agosto não terão validade, já que oficialmente estará ativo o sistema dos relógios biométricos.

Com o objetivo de minimizar possíveis problemas de acesso ao sistema, a DGTI/SGV fará o reforço da infraestrutura física da rede nos locais em que for necessário, ampliando a disponibilização de wi-fi, rede cabeada ou estações de trabalho nos locais em que haja grande demanda por ponto de acesso coletivo. Para isso, as unidades que identificarem dificuldades durante a fase de testes deverão formalizar as solicitações por meio da abertura de um chamado em https://servicosti.ufla.br/conectividade-e-internet.html.

O sistema de ponto eletrônico em funcionamento hoje na UFLA foi implantado em 2014 a partir da recomendação do Ministério Público Federal, de 8 de janeiro de 2013, e da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC – nº 4/2014-PRM/SJR/MG), referentes ao Decreto nº 1.867/1996. Em períodos mais recentes, o governo federal tem adotado mecanismos on-line de registro de ponto eletrônico, como o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (Sisref), atividade que tem previsão de migração para o SouGov.br. O Governo também atualizou, no último mês, as orientações para o PGD, que prevê controle por produtividade baseado em metas e resultados. “O momento é, portanto, de transição em relação a esses controles de assiduidade, e o SIGRH foi adaptado com base nesse contexto”, diz o diretor de Gestão de Tecnologia e Informação, Erasmo Evangelista de Oliveira.

Dúvidas e sugestões de servidores e chefias podem ser enviadas à Progepe, pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Consulte as etapas de registro de frequência no período de testes do SIGRH

- Pelo computador ou pelo celular, digite no navegador o endereço https://sigteste3.ufla.br/sigrh/login.jsf.

É necessário utilizar um aparelho ligado à rede de internet da UFLA, seja por cabo ou wi-fi.

Faça o login com seu usuário e senha institucionais.

- A tela abrirá com a indicação automática do horário de entrada. É possível inserir anotações no campo de observações. Basta, então, clicar em “Registrar Entrada”.

- Ao acessar a ferramenta para uma segunda marcação, o servidor deve clicar no botão “Ponto Eletrônico” para proceder ao registro.

- Nos horários de almoço, haverá a opção de indicar se é realmente uma saída para o almoço (que exige o intervalo de uma hora para nova entrada).

- Nos casos de esquecimentos, atrasos e outras situações, o procedimento a ser feito permanece o mesmo, sendo possível anotar o caso nas observações, para que o gestor de ponto e a chefia possam avaliar e validar.