Programa de Aceleração do Crescimento

Novo PAC do governo federal libera recursos para finalização do Hospital da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 11 Agosto 2023 16:00 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:10

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras do Hospital Universitário. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11/8) pelo governo federal em Brasília, durante o lançamento da terceira edição do PAC.

Ao todo, foram anunciados 4,5 bilhões de reais em investimentos no ensino superior. Desses, 1,5 bilhão será destinado à retomada, conclusão e novas obras de hospitais universitários no País, estando a UFLA entre as três instituições de ensino superior contempladas em Minas Gerais.

Já o valor de 3 bilhões será destinado para a consolidação, re-estruturação e expansão da rede federal das universidades. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), a expectativa é de que o valor total a ser distribuído para cada instituição seja divulgado até setembro deste ano, com o envio pelo governo federal do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) ao Congresso Nacional.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, comemora a inclusão do HU- UFLA nas obras do PAC. A expectativa é de que também haja recursos para a conclusão das obras de São Sebastião do Paraíso. "Desde o governo anterior, um dos principais desafios era assegurar os recursos necessários para concluir obras importantes, incluindo o Hospital Universitário da UFLA e as obras em São Sebastião do Paraíso. Assim que o atual governo assumiu, já no primeiro mês, continuamos a empreender esforços, enviando ofícios aos Ministérios para expor a complexidade dessa situação. Ao longo desse período, participamos de inúmeras reuniões em instâncias diferentes, buscando soluções para esses desafios. Hoje, com muita alegria, compartilho essa excelente notícia que garante os recursos necessários à conclusão do Hospital. Esse era um desejo não apenas da comunidade acadêmica da UFLA, mas de toda a região. Agora, esperamos que a situação de Paraíso também seja resolvida. Continuaremos a dedicar esforços incansáveis ​​para atender de forma diligente às necessidades essenciais da nossa comunidade".

Histórico

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi concluída, com 7 mil m2 de área construída.

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras.

O projeto inicial, que já foi concluído, previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigiu alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras.

Em junho de 2022 foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à Ebserh, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. Em seguida, em novembro, gestores e analistas da Ebserh fizeram uma visita técnica às futuras instalações do hospital para alinhamento das adaptações necessárias para que a estrutura possa atender aos quesitos da empresa. A partir dessa interlocução, o plano assistencial foi desenvolvido.

Agora, a universidade aguarda nova visita da Ebserh para vistorias e sugestão de adequações necessárias para que sejam contratados os projetos de adequação e reforma. A previsão de funcionamento é 2025.