Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico da UFLA é tema de palestra ministrada na Unipampa

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 11 Agosto 2023 15:50 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quinta-feira (10/8), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) compartilhou mais uma vez a experiência na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), desta vez, com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A palestra foi proferida pelo superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire. Participaram do evento pró-reitores, representantes do Conselho Universitário, da Comissão de Ensino e Pesquisa e gestores da Unipampa.

Durante a apresentação, Adriano Higino destacou os conceitos de planejamento estratégico e compartilhou como ocorreu o processo de elaboração do PDI 2021-2025 na UFLA, entre julho e dezembro de 2020. Foram compartilhadas com a equipe da Unipampa as planilhas de alinhamento do PDI, de análise de cenário, ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, assim como informações sobre o mapa estratégico e o sistema de gestão de riscos da UFLA. Além da palestra, foi compartilhado o material didático utilizado nos cursos ofertados pela Superintendência de Governança.

Experiência consolidada

A palestra incluiu o relato sobre o percurso para o desenvolvimento do PDI na UFLA. Em sua fala. Higino considerou que o planejamento foi discutido pela comissão designada para elaborar a proposta do PDI, composta por 54 servidores, sendo necessária a realização de 23 reuniões entre os membros do grupo. A comissão recebeu capacitação sobre os conceitos, técnicas e práticas de planejamento estratégico e de gestão de riscos, resultando em uma proposta fundamentada nas ciências da Administração e da Administração Pública. O processo contou ainda com audiências públicas para permitir a participação ampla acerca dos temas discutidos.

Na palestra, também foram apresentados os planos de desenvolvimento de unidades (PDU) das pró-reitorias, faculdades, escolas e institutos da UFLA, incluindo o controle de metas, indicadores e de gestão de riscos desses planos.

Para todos os objetivos propostos, foram realizados a análise e a avaliação de riscos, assim como o desenvolvimento do plano de tratamento desses riscos, o qual permitiu a estruturação da gestão de riscos dos objetivos estratégicos propostos para o PDI 2021-2025.