Manejo de cães e gatos

UFLA participa da construção do primeiro planejamento nacional do manejo populacional ético de cães e gatos

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 14 Agosto 2023 16:31 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

O controle populacional de cães e gatos foi a proposta mais votada na plataforma digital Brasil Participativo, no processo de participação social do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, entre os temas levantados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O assunto foi discutido no Seminário do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, realizado no dia 10/8, em Brasília, que contou com a presença da professora Maria Raquel Isnard Moulin (FZMV/DMV), presidente da Comissão Permanente de Política de Animais da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O encontro foi promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direito dos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O evento faz parte de uma série de diálogos com a sociedade civil, movimentos sociais e autoridades governamentais e do judiciário para a elaboração do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.

Durante o seminário, foi realizada a entrega do relatório técnico final composto para  embasar o governo federal na discussão do desenvolvimento de uma nova diretriz. Ele é resultado das contribuições de 17 grupos de trabalho (GTs) que realizaram debates e reuniões técnicas nos meses de junho e julho. Representando a UFLA, Maria Raquel participou e contribuiu com recomendações técnicas nos GTs "Educação para guarda responsável e conscientização pública” e "Animais comunitários".

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o manejo populacional é um conceito mais amplo do que a mera castração. Envolve critérios científicos, censo animal, diagnóstico, elaboração de um plano, implementação de leis, combate aos maus-tratos, educação para guarda responsável, identificação do animal e saúde animal. O descontrole populacional traz consequências para o bem-estar animal, mas também é um problema climático, de segurança pública, social e econômico, com reflexos na saúde única – animal, humana e ambiental.

UFLA atenta aos cuidados com os animais

Na UFLA, desde 2022, foi instituída a Comissão Permanente de Política de Animais, tendo como fundamento o Manejo Populacional Ético e Humanitário de cães e gatos e o monitoramento de animais silvestres. O trabalho consiste em estratégias de estimativa de populações de cães e gatos; identificação e registro individual dos animais; adoção; controle de acesso aos recursos (água, abrigo e alimento); educação em guarda responsável e cuidados básicos de saúde, que incluem o controle reprodutivo, a vacinação e o controle parasitário. O trabalho foi iniciado com os cães, sendo devidamente registrados e monitorados pela equipe do Projeto Cão Comunitário da UFLA.

Na primeira imagem, a professora Maria Raquel no evento, com o coordenador-geral de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, Ronaldo Morato e com Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDDA), da Secretaria de Florestas, Biodiversidade e Direito Animal, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Na imagem abaixo, registro da entrega do relatório final durante o evento.

caes gatos