Prêmio Capes 2023

Tese em Ciência do Solo da UFLA recebe menção honrosa da Capes

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 15 Agosto 2023 16:40 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

A tese Application of proximal sensors for the prediction of soil classes and attributes in Brazil (Aplicação de sensores próximos para a predição de classes e atributos do solo no Brasil) da Pós-Graduação em Ciência dos Solos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu menção honrosa no Prêmio Capes 2023.

O estudo, conduzido pela pesquisadora Renata Andrade, teve início em abril de 2018 e encerrou em fevereiro de 2022. Parte da pesquisa foi conduzida na Texas Tech University por nove meses, por meio de uma bolsa concedida pelo programa Capes PrInt. A pesquisa, sob a orientação do professor Sérgio Henrique Godinho Silva, co-orientação dos professores Nilton Curi e David Weindorf, envolveu o uso de dados de sensores próximos aliados a ferramentas de aprendizado de máquinas para a predição de classes e atributos de solos.IMG 20200609 WA0008

Os principais resultados do estudo demonstram o grande potencial de se utilizar dados de sensores próximos, principalmente a fluorescência de raios-X portátil (pXRF), como alternativa para redução de custos e tempo necessários para a avaliação de propriedades do solo, subsidiando estratégias agronômicas e ambientais.

Para Renata, fazer pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFLA sempre foi um sonho. “Desde o início da Iniciação Científica (IFGoiano – campus Rio Verde/GO) fui incentivada a fazer mestrado e doutorado em um dos melhores programas de pós-graduação em Ciência do Solo do País. Ao chegar em Lavras, percebi não só que a universidade e o programa eram de extrema qualidade, mas a cidade era aconhegante e o povo acolhedor. Quando iniciei a pesquisa de doutorado, existiam poucos trabalhos disponíveis na literatura sobre o tema. Nesse sentido, nosso estudo alargou fronteiras nessa área da Ciência do Solo, por meio de publicações inéditas e pioneiras em revistas científicas internacionais de alto fator de impacto, como Geoderma e Geoderma Regional. Receber esse reconhecimento é uma grande satisfação, evidenciando a qualidade do programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFLA”, conta.