LUTO

NOTA DE FALECIMENTO: professor aposentado Luiz Henrique de Aquino

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 21 Agosto 2023 11:09 | Última Atualização: Segunda, 21 Agosto 2023 12:46

Com pesar, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica o falecimento, no sábado (19/8), do professor aposentado Luiz Henrique de Aquino. O docente atuou na Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), e aposentou-se em 2004. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Miguel, em Lavras.

Luiz Henrique  foi responsável pela criação da cadeira de Estatística na Esal, e pela posterior consolidação da área, tendo lançado a semente do Departamento de Estatística (DES) da UFLA. Foi idealizador e incentivador da criação do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da UFLA, no qual lecionou como docente permanente nos dez primeiros anos. Participou da formação de vários docentes e pesquisadores, que atuaram e ainda atuam nas mais diversas instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil. Também foi sócio da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS/IBS) durante toda a sua carreira acadêmica. Deixa esposa, uma filha, duas netas e um casal de bisnetos.

O Departamento de Estatística da UFLA lamenta muito sua perda. Luiz Henrique foi orientador do professor Joel Augusto Muniz, que o enaltece: “Foi meu primeiro orientador, na minha vida acadêmica, na monitoria das disciplinas Estatística e Estatística Experimental em 1977, que me despertou para a carreira docente na área, pela ESAL/UFLA. Tenho muito orgulho de ter sido seu colega, e carrego a experiência de ter compartilhado sua dedicação e caráter, trabalhando juntos, na mesma sala, por muitos anos”.

Também foi orientador de monitoria e de Iniciação Científica do professor Renato Ribeiro de Lima, que demonstra sua gratidão e admiração: “O professor Luiz Henrique, o famoso Caveira, foi o grande responsável por eu estar na carreira acadêmica e por encarar essa grande responsabilidade de ensinar. Aprendi muito com ele, que sempre foi muito dedicado à formação adequada de seus alunos. Era aquela pessoa que realmente ‘vestia a camisa’ da ESAL, muito preocupado com o ensino, a pesquisa e as responsabilidades administrativas que lhe eram repassadas. Posso dizer que, se hoje encaro com responsabilidade e dedicação o fato de ser docente no DES/UFLA, isso se deve ao professor Luiz Henrique”.