Ir direto para menu de acessibilidade.
Memória UFLA

Caminhos da memória: percurso da corrida Gammon-UFLA inclui Câmpus Histórico da UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 24 Agosto 2023 14:54 | Última Atualização: Quinta, 24 Agosto 2023 15:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

A tradicional corrida Gammon-UFLA, que integra as comemorações de aniversário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Presbiteriano Gammon, será realizada no domingo (3/9). Tanto na modalidade corrida (8km), como na caminhada (4,5 km), o percurso vai apresentar pontos de destaque dos dois câmpus, que estarão descritos em uma mapa cultural que será distribuído aos participantes.

Na UFLA, os participantes terão a oportunidade de passar pelo câmpus histórico, conjunto arquitetônico que abriga edificações do século XX e contemporâneas, que expressam tanto a origem da Universidade quanto a sua constante evolução. O Câmpus Histórico da UFLA se insere na perspectiva museológica e patrimonial de bens com valores culturais, se consolidando como veículo da memória social e da identidade cultural para comunidade lavrense e um expoente material de aspectos voltados para a história do ensino superior no Brasil. 

capa originalMuseu bi Moreira

A construção do prédio “Álvaro Botelho”, que abriga o Museu Bi Moreiro (MBM), foi inaugurado em 14 de julho de 1922. Inicialmente denominado Pavilhão de Ciências,  abrigou a diretoria e alguns setores administrativos da Escola Agrícola de Lavras (EAL), bem como salas de aulas, biblioteca e laboratórios. Ao passar por esta edificação, saiba que ela é tombada pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Lavras desde 2006. 

No próximo dia 9/9, o MBM completa 40 anos. O espaço salvaguarda coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, de ciência e tecnologia com cerca de 5.000 artefatos. Esses testemunhos, vinculados à história do município de Lavras e da UFLA, são elos entre o presente e o passado.

Segundo a museóloga Patricia Muniz, o MBM-UFLA passa por um processo de requalificação, e embora não esteja aberto para visitação, conta com uma programação especial, no dia 2/9, na semana de aniversário da UFLA (Link abaixo). 

Museu de História Natural

Imagem MHNJá o prédio Odilon Braga foi inaugurado em 24 de agosto de 1937, durante a 10ª Exposição Agropecuária Regional de Lavras. O espaço abriga, desde 1998, o Museu de História Natural (MHN) Profª Léa Rosa Mourgués Schurter. Como espaço de educação não formal, o MHN desenvolve atividades de divulgação e ensino em Ciências, por meio de exposições e ações de democratização e popularização científica para o público de Lavras e região. Essas atividades abarcam diferentes campos do conhecimento, como Astronomia, Biologia, Física e Química e contribuem para fomentar as relações com as transformações tecnológicas, ambientais, culturais e sociais.

Confira o percurso:

Largada na Avenida das magnólias (Gammon/câmpus chácara) - Complexo Esportivo Professor José Lima - Estádio Castelo Branco - Complexo Lima Novaes - Prédio José Carvalho (sala de dança e artes marciais) - Ginásios poliesportivos - Casa de artes Profa. Maria de Carvalho Tavares (D. Meirinha) - Prédio Administrativo - saída do Gammon sentido UFLA - Trevo/rotatória Edmir Sá Santos - Portaria principal da UFLA- Câmpus Histórico - Estádio da UFLA - Departamento de Educação Física (DEF) - Pista de Atletismo "Alfredo Scheid Lopes"- Centro Adminstrarivo da UFLA/Reitoria - Departamento de Agricultura (DAG) - Avenida Norte e chegada no Centro de Convivência. 

Como participar

A corrida Gammon-UFLA 2023 também conta com a modalidade de corrida kids (50m, 100m, 150m e 200m), realizada no Gammon - Campus Chácara. 

As inscrições podem ser realizadas neste site (participantes adultos). Já para a inscrição na Corrida Kids é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento no Gammon - Campus Chácara (Praça Dr. Jorge, 370, centro), das 10 às 11h e das 12h30 às 17h. Informações: (35) 3694-2120.

Mapa cultural

mapa corrida

 

Clique neste link para conferir a programação cultural do Aniversário da UFLA.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção