Ir direto para menu de acessibilidade.
formatura 2023/1

Mais de 500 formandos da UFLA colaram grau nesta semana

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 25 Agosto 2023 17:46 | Última Atualização: Sexta, 25 Agosto 2023 18:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 23 e 24 de agosto, 542 formandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistaram o tão sonhado diploma universitário. A colação de grau, referente ao semestre letivo 2023/1, conferiu o título de bacharel e licenciado a estudantes de 32 cursos. As oito solenidades foram realizadas no Ginásio Poliesportivo da Instituição.

A diversidade está se tornando cada vez mais presente no cenário acadêmico. Do total de 699 egressos de 2023/1, dos quais 157 formandos solicitaram colação de grau em sessão especial, 56% são mulheres e 44% homens. 

Em relação à raça/cor, o número de graduados que se autodeclaram pretos e pardos foi de 34,2%. Na UFLA, o percentual de estudantes cotistas a se formar foi de 40% no semestre letivo 2023/1. 

Ainda que a maioria expressiva dos formandos esteja na faixa etária entre 23 e 27 anos (constituindo 77,5% do total), é notável o aumCópia de IMG 0362ento progressivo no número de indivíduos de faixas etárias mais avançadas que estão finalizando seus cursos de Ensino Superior na UFLA. Neste semestre, os formandos com idades variando entre 35 e 75 anos envolvem 4% do contingente total de graduados.

Um exemplo inspirador de perseverança é Roberto Miliorelli, que, aos 75 anos, concluiu a sua segunda graduação. Formado há quase 50 anos pela ESAL, em Agronomia, retornou à UFLA para fazer o curso de Matemática. Com um brilho de satisfação, Roberto compartilha: “Estou muito feliz, um monte de sobrinhos, primos, amigos vieram me prestigiar. Todos falam que sou um exemplo para os mais jovens, eu acredito que seja”, diz, contagiado pelo riso.

Assistência estudantil

A UFLA se destaca na assistência estudantil oferecida aos seus estudantes. O Restaurante Universitário (RU), o Programa Institucional de Bolsas (PIB) e a Moradia Estudantil, têm sido primordiais para a permanência de muitos.  “Desde o início da graduação, em 2016, morei na Moradia Universitária Brejão. Convivi com pessoas de diversas origens, culturas e religiões. A Moradia Universitária foi essencial para meu sucesso acadêmico, oferecendo um ambiente de estudo propício e apoio emocional. As amigas do 103 e demais colegas de moradia e a atmosfera de aprendizado mútuo fortaleceram minha perseverança nos desafios acadêmicos. Agradeço aos programas de assistência estudantil, pois a Moradia Universitária desempenhou um papel fundamental em minha jornada acadêmica e me proporcionou uma nova família”, conta Ketlen Rocha e Silva, formada em Zootecnia. 

O Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee) também é um grande aliado na assistência estudantil, pois contribui na permanência, participação e aprendizagem dos estudantes por meio de um Plano de Desenvolvimento Individual. “O Padnee tem se mostrado eficiente, com o atendimento de 115 estudantes com necessidade específica. São 23 monitores que atuam no acompanhamento em sala de aula, na adaptação de material e monitoria em disciplinas, além de intérprete de Libras que atua na acessibilidade linguística. Os resultados têm sido um melhor rendimento dos estudantes nas disciplinas e uma diminuição da evasão”, destaca Wanderson Samuel, responsável pelo Setor de Acessibilidade. 

Mineiros na Universidade

A UFLA, considerada a 3ª melhor universidade de Minas Gerais pelo Times Higher Education Latin America University Rankings 2023, faz sucesso entre os mineiros. Entre os formandos de 2023/1, 81,7% vieram de 122 municípios de Minas Gerais. O município com maior representatividade na Universidade, continua sendo Lavras, berço da Instituição, com 30% do total de mineiros. 

Davi Felipe Fonseca Borges formou no curso de Agronomia. É natural de Lagoa da Prata (MG), cidade a 180 km de Lavras, “logo ali”, de acordo com seu pai, José Osvander Borges. Davi é o caçula de uma família de três filhos e foi o único a estudar na UFLA. A Universidade foi escolhida pela tradição na área: ”A UFLA é uma referência na área a que me dediquei durante todos esses anos de estudo, tem uma história centenária, e eu tinha certeza que conseguiria uma formação de excelência”, comenta Davi.

Antes mesmo de se formar, o, agora, agrônomo, já cruzou novas fronteiras: está morando em Primavera do Leste (MT), onde trabalha como consultor técnico de campo de uma empresa de insumos. A família veio em peso prestigiá-lo: os pais, o avô, uma irmã e até os padrinhos. O pai se emocionou muito. “Me sinto muito realizado pela profissão que meu filho escolheu e por esse momento tão significativo para toda a família”, diz José.

 

Matéria escrita por: Mayara Mesquita, Alessandra Reis e Camila Caetano

 

Acesse as fotos nos álbuns a seguir:

 

Instituto de Ciências Naturais

Faculdade de Filosofia , Ciências Humanas, Educação e Letras

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Escola de Ciências Agrárias de Lavras

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas

Faculdade de Ciências da Saúde

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária

Escola de Engenharia

 

Consulte a lista de estudantes homenageados por mérito acadêmico e esportivo

Acesse também as postagens no perfil da UFLA no Instagram

 

 

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção