EDUCAÇÃO POPULAR

Professora da UFLA assume cargo na Secretaria Nacional de Participação Popular em Brasília

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Segunda, 28 Agosto 2023 09:05 | Última Atualização: Quinta, 31 Agosto 2023 09:11

A professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Júlia Moretto Amâncio, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), agora é assessora da Diretoria de Educação Popular em Brasília/DF. O convite foi feito em julho deste ano pelo coordenador da Diretoria, Pedro de Carvalho Pontual, e a docente assumiu o cargo no início de agosto. As funções de Júlia incluem a produção de materiais educativos e a elaboração de estratégias sociais em colaboração com diversos  ministérios.

A Diretoria de Educação Popular é responsável por viabilizar o acesso a políticas públicas, especialmente para populações vulneráveis, além de capacitar líderes e educadores populares para atuar em todo o território brasileiro e promover estudos participativos sobre educação popular. “A educação popular, baseada na obra de Paulo Freire, busca construir ferramentas que possibilitem o pensamento crítico, emancipatório e libertador da população, de forma que as pessoas sejam protagonistas na sociedade e possam exercer e exigir seus direitos perante o Estado. É a promoção da cidadania ativa”, comenta Júlia. A Diretoria faz parte da Secretaria Nacional de Participação Social, que está lotada na Secretaria-Geral da Presidência da República.

250x250

Júlia tem um histórico reconhecido na área de educação e participação popular. Ela atuou como consultora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social em diversas oportunidades, foi coordenadora de projetos no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, conduziu projetos de educação popular na Universidade de Sussex, na Inglaterra, entre outros projetos. A professora também foi uma das responsáveis pela elaboração de um jogo de tabuleiro chamado “Jogo do Controle Social”, uma ferramenta muito utilizada atualmente em associações populares.

Com o novo cargo, ela espera adquirir conhecimento e enxerga uma oportunidade de replicar projetos bem-sucedidos da UFLA em outras regiões. “Nós, professores, nunca perdemos a capacidade de aprender. A oportunidade de estar em Brasília me possibilitará entender, na prática, por que as coisas funcionam ou não e, quando eu voltar para a UFLA, certamente trarei uma rede de pessoas capacitadas que poderão contribuir com a Universidade de alguma forma”, diz Júlia.

Trajetória acadêmica

Júlia possui graduação em Sociologia e Ciência Política, mestrado em Ciência Política e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora na UFLA desde 2014 e, embora tenha assumido o cargo de assessora, continuará sendo servidora da Universidade, e pretende continuar atuando em projetos da Instituição.