Ir direto para menu de acessibilidade.
RECEITA FEDERAL, UFLA E CEFET

Minicomputadores produzidos a partir de material apreendido são entregues para 12 prefeituras do sul de Minas

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Segunda, 28 Agosto 2023 17:27 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última sexta-feira (25/8), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou de um evento realizado na sede da Receita Federal em Varginha, que marcou a entrega de 350 minicomputadores para 12 prefeituras do sul de Minas Gerais. Os aparelhos são resultado da transformação de materiais importados de forma irregular e adulterados para pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos, apreendidos em operações da Receita Federal.

A UFLA é uma das instituições de ensino superior parceiras da Receita Federal no Programa Além do Horizonte, que tem como objetivo a descaracterização de aparelhos receptores de sinal de TV pirata, então reconfigurados para funcionar como um minicomputadores, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passam por testes na Receita Federal, e depois são destinados para utilização na prestação de serviços públicos em benefício da população. 

As prefeituras beneficiadas são da região das agências de Campo Belo e São Sebastião do Paraíso: Aguanil, Campo Belo, Candeias, Carmópolis de Minas, Cristais, Passa Tempo, Santana do Jacaré, São Francisco de Paula, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Varginha. 

A UFLA foi representada no evento pelo diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin/UFLA), professor Fernando Ferrari. A solenidade também contou com a participação do delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa; do delegado adjunto, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; do presidente da Comissão de Destinação Sustentável de Varginha, analista-tributário Samuel Hosokawa. Pelo Cefet, participaram o diretor André Rodrigues Monticeli, o professor Juliano Coêlho Miranda e o professor Weider Pereira Rodrigues. 

O diretor do câmpus Paraíso destacou a importância de a UFLA estar aberta a parcerias com outros órgãos públicos.  “Como representante da UFLA, que é considerada a segunda universidade mais sustentável do Brasil e a 3ª da América Latina pelo ranking Green Metric, não poderia deixar de destacar a relevância de uma destinação racional para o lixo eletrônico produzido no Brasil e dizer que essa iniciativa precisa ser copiada por todas as instituições públicas e privadas do nosso País. Esse programa demonstra o compromisso das instituições federais com a sociedade, ao destinar-lhe produtos de  grande relevância educacional, além de  evitar a geração de lixo eletrônico. É uma iniciativa inovadora, que tem um objetivo incrível: o uso da tecnologia da informação para dar um salto necessário à educação de cidades da nossa região”, ressaltou Ferrari. 

O delegado da Receita Federal em Varginha falou sobre o impacto dessa descaracterização e da destinação.  "Por meio do programa, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas impróprias para o uso e o consumo, deixamos de destruir e, por meio de parcerias com as instituições de ensino, passamos a promover a transformação dessas mercadorias. Estamos economizando recursos públicos e evitando o impacto ambiental gerado pela destruição desses equipamentos, que geram lixo eletrônico. Reforçamos também a importância da experiência na formação profissional dos estudantes universitários, na medida em que podem acompanhar de perto, com os professores, o processo de descaracterização dos equipamentos que são transformados em minicomputadores”, afirmou o delegado.   

Novos projetos 

Durante o evento, também foram mostradas outras formas de utilização da TV Box que estão sendo estudadas pelas equipes das instituições de ensino participantes do Programa Além do Horizonte. Segundo a Receita Federal, um desses novos projetos tem como objetivo o desenvolvimento de circuitos eletrônicos que viabilizam a comunicação de dispositivos, como computadores ou placas eletrônicas, com o mundo exterior, por meio de sinais elétricos, conhecidos como Módulos de GPIO. 

“Essa abordagem possibilita que os equipamentos de TV Box sejam empregados na automação de processos e no controle de robôs. Esse projeto busca fomentar a inclusão de jovens e adultos nas áreas de programação, automação, robótica e inteligência artificial. O propósito é abrir oportunidades para um futuro no qual estudantes de todo o país possam explorar e inovar no campo da tecnologia de maneira abrangente e criativa por meio dos dispositivos de TV Box”, informou a instituição. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção