Identidade Visual

Projeto de conservação de prédios do câmpus Lavras busca definir identidade visual das unidades acadêmicas

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 29 Agosto 2023 11:27 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um projeto em execução na Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca aliar a necessidade de conservação dos prédios do câmpus-sede da UFLA à proposta de manter um padrão de identidade visual em unidades acadêmicas e administrativas. A perspectiva é que o processo de pinturas ocorra até o fim deste ano. A partir da proposição da reitoria, motivada pela necessidade de facilitar a localização das diversas unidades pela comunidade acadêmica e comunidade externa, uma rede de trabalho foi constituída para que a identidade visual pudesse ser programada, em consonância com critérios de custo-benefício e disponibilidade de produtos a serem utilizados.

“O objetivo é realizar a pintura dos diversos prédios de uma mesma unidade acadêmica com as mesmas cores, para facilitar a identificação por parte dos nossos públicos. Além das unidades acadêmicas, os prédios ligados às atividades-meio da Instituição também receberão cores semelhantes às que existem hoje nos prédios da reitoria e das pró-reitorias. Para desenvolvimento da ideia, contamos com diversos atores na concepção, definição das cores e execução do projeto. Colaboraram os diretores das unidades acadêmicas e integrantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), incluindo a Diretoria de Manutenção Predial, Limpeza do campus e Paisagismo (DTMP) e o Núcleo de Projetos Arquitetônicos (NUP). "Ao final, chegamos a um resultado que alia identidade visual, atendimento às necessidades de conservação predial e conciliação com a disponibilidade de recursos”, explica o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

As ações estão sendo planejadas com base nas necessidades, priorizando aquelas edificações que estão há mais tempo sem pintura externa. O vice-coordenador do NUP, o arquiteto Giovani Salomão Teixeira, explica que diferentes fatores foram considerados no projeto de escolha das cores. “As cores foram pensadas em função das características dos acabamentos, do custo-benefício de sua aplicação e dos fornecedores disponíveis e acessíveis na licitação. Além da importância estética, a pintura é fundamental para evitar infiltração na edificação, pois cria uma camada de proteção na superfície da parede”, ressalta Giovani.

Para definição da identidade visual no câmpus, a seleção das cores dos prédios contou com a participação das equipes das unidades acadêmicas da Instituição, com suporte do NUP. A diretora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), professora Priscila Vieira e Rosa, destaca o trabalho participativo que tiveram, para que chegassem a uma paleta de cores que fosse coerente com cada unidade acadêmica. “Nós tivemos várias reuniões entre os diretores e a equipe da Proinfra, principalmente para discutir sobre a harmonia entre as cores. Por exemplo, seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC), o Hospital Veterinário tem que ser, necessariamente, pintado de verde. Então, em função disso, a FZMV tem os seus setores pintados de verde e os prédios administrativos pintados de verde escuro e outras variações compatíveis com a disponibilidade de cores, sempre com a predominância da cor verde”, explica

CORES DA UFLA/ Paletas de cores definidas no projeto de conservação e definição de identidade visual o câmpus-sede

O NUP  é um escritório  responsável por auxiliar na condução dos projetos referentes a novas construções, reformas, ampliações ou reabilitações. A equipe é coordenada pelo professor da Escola de Engenharia (EEng) Lucas Henrique Pedrozo de Abreu, e conta com a participação de 11 estudantes do curso de Engenharia Civil. O estudante Marcelino Reis Machado atuou no projeto e relata que foi importante para os participantes pois agregou conhecimento na área de projetos de arquitetura, além de possibilitar oportunidades no mercado de trabalho. “Para minha formação acadêmica, foi de grande aprendizado fazer parte desse projeto, visto que ganhei conhecimento da influência das cores para diferentes características de fachadas, ganhei agilidade na elaboração de um modelo 3D de prédios o que abriu muitas oportunidades de estágios nessas áreas de modelagem”, enfatiza.

O pró-reitor de Infraestrutura e Logística (Proinfra), João Cândido de Souza, informa que, além das pinturas, estão em curso manutenções em edificações que necessitam de reparos, como telhados, calhas, trincas, entre outros, além de reformas maiores. “Quando se fala em pintura e manutenção, está se tratando do cuidado com essas edificações, pois a tinta protege, logo, não haverá mofo e nem infiltração. Essas manutenções prediais são preventivas, evitando que as paredes se deteriorem, principalmente devido às chuvas. A equipe está se desdobrando entre esse projeto e as reformas, todas essenciais para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os prédios que foram pintados até o momento são ligados aos cursos de Biologia, Direito, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos prédios das pró-reitorias acadêmicas, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Salão de Convenções e dos dois  ginásios da Educação Física.

Confira o mapa :