Congressos UFLA

Congressos da UFLA estão com inscrições abertas - atenção aos prazos para submissões

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 29 Agosto 2023 18:11 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promove, entre os dias 6 e 10 de novembro, o congresso unificado, que reúne o XXXVI Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XXXII Congresso da Pós-Graduação e XVIII Congresso de Extensão (Conex). Nesta edição, a temática será “Desafios e oportunidades da universidade sem muros na era da inteligência artificial”. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://congressos.ufla.br/ As inscrições são gratuitas. Os eventos têm o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesta quarta-feira (30/8), às 18 horas, haverá o evento intitulado “Esquenta Ciufla”, com atividades voltadas à capacitação dos estudantes e a palestra “A importância da iniciação científica (IC) e Iniciação tecnológica (IT) e porque participar do Ciufla 2023". O Esquenta Ciufla será no Salão de Convenções. O público-alvo são os estudantes de graduação e a presença é obrigatória para os discentes vinculados aos projetos de IC e IT da UFLA. O evento terá continuidade na segunda-feira (4/9), quando serão realizadas outras duas palestras com orientações para os estudantes. Clique e confira a programação

A universidade na era da inteligência artificial

A educação está passando por uma transformação significativa com o advento da inteligência artificial e a crescente demanda por uma abordagem mais aberta e colaborativa na universidade. A ideia de uma “universidade sem muros" refere-se a um modelo educacional que vai além das fronteiras físicas das instituições, promovendo a inserção social da instituição em seu território, além da conexão global, por meio do compartilhamento de conhecimento e o aprendizado contínuo e dialógico com a sociedade.

Nesse contexto, a inteligência artificial desempenha um papel fundamental ao impulsionar a inovação e aprimorar os processos educacionais. Ela pode ser aplicada para personalizar o ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos estudantes, facilitar o acesso à educação de qualidade, fornecer feedback imediato e automático, além de possibilitar a criação de ambientes de aprendizado mais interativos e envolventes. Porém, há que se considerar também os desafios éticos e do aprendizado nessa nova revolução tecnológica.

Congresso de Iniciação Científica da UFLA - Ciufla

O Ciufla tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição. Participam do congresso estudantes de graduação da UFLA vinculados a projetos de pesquisa ou de inovação, sob orientação de docente ou pesquisador vinculado à instituição.

Concomitantemente ao 36º Ciufla, ocorre também o 31º Seminário de Avaliação do Pibic/CNPq, o 15º Seminário de Avaliação do Pibiti/CNPq e o 24º Seminário de Avaliação do Pibic/Fapemig. No evento, os programas de iniciação científica da universidade serão avaliados por um comitê externo e por um comitê interno, constituídos por docentes e pesquisadores experientes. Por essa razão, todos os estudantes envolvidos nos programas de iniciação científica (PIBIC, PIBITI, bolsistas de projetos, de empresas, voluntários e outros projetos) estão convocados para a apresentação de seus trabalhos.

Inscrições e submissões: 1º/8/2023 a 11/9/2023

Público-alvo: estudantes de graduação da UFLA vinculados aos programas de iniciação científica. Cada primeiro autor pode submeter até três resumos, limitados a 2.500 caracteres cada (com espaços).

Clique neste link para acessar as normas e formulário de submissão

Congresso de Pós-Graduação - CPG

O evento é organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), com o apoio das coordenações e das secretarias integradas dos 42 Programas de Pós-graduação. Esse congresso tem como objetivo principal a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes de pós-graduação da Instituição. Nesta edição, os participantes poderão submeter trabalhos científicos nas modalidades resumo simples, expandido ou artigo completo. O processo de avaliação dos trabalhos será realizado por comissões designadas pelos coordenadores de programas de pós-graduação, compostas por docentes e/ou pesquisadores de pós-doutorado. A submissão é pelo Sistema de Gerenciamento de Periódicos e Eventos (Jems). Para todas as modalidades de submissão, existem templates na página do Congresso que devem ser seguidos.

Submissão de Trabalhos: 28 de agosto a 15 de setembro

Clique neste link para acessar as normas e formas de submissão de cada unidade acadêmica

Congresso de Extensão - Conex

O evento  busca fomentar discussões e debates em torno da Extensão Universitária e suas contribuições para a sociedade. O evento tem por finalidade trazer ao conhecimento e à apreciação da comunidade acadêmica os resultados dos variados projetos de extensão da UFLA; incentivar a troca de experiências entre a universidade e a sociedade; promover o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa associadas às ações de extensão, valendo-se da experiência e das competências institucionais.

Os trabalhos apresentados distribuem-se em oito áreas temáticas previstas na Política Nacional de Extensão Universitária, instituída pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex): (1) educação, (2) saúde, (3) comunicação, (4) Arte e cultura, (5) direitos humanos e justiça, (6) meio ambiente, (7) tecnologia e produção e (8) trabalho.

Inscrições: 28 de Agosto a 11 de Setembro.

Clique neste link para acessar as normas e formulário de submissão