ANIVERSÁRIO

Solenidade oficial abre as comemorações de 115 anos da UFLA

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 31 Agosto 2023 15:18 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

As comemorações do aniversário de 115 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) começaram nesta quinta-feira (31/8). A solenidade oficial de abertura reuniu servidores docentes e técnicos administrativos, terceirizados, estudantes, autoridades do município e moradores de Lavras.

Crianças do Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (Cap Nedi/UFLA) participantes do projeto Musiquês, coordenado pelo maestro da UFLA Daniel Paes de Barros, cativaram os presentes com uma apresentação de músicas populares infantis. A Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais também prestigiou a Universidade.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e pela escassez de recursos para a manutenção da Universidade, os últimos anos da UFLA foram marcados por avanços.

Agradecendo a todos os envolvidos, o reitor enumerou uma série de ações, como o impulso à inovação, a conclusão de obras estruturantes, os investimentos na área de tecnologia da informação, a aprovação da Política Ambiental da UFLA, a inauguração do único laboratório de biossegurança de nível 3 do sul de Minas.  “A UFLA pulsa em desenvolvimento e quem faz isso acontecer são vocês.”.

“Há ainda muito o que fazer, e vamos avançar mais”, acrescentou, destacando, entre outros projetos, que o Hospital Universitário da UFLA receberá recursos do PAC para a conclusão das obras e, em breve, também ocorrerá a reabertura do Museu Bi Moreira, fechado há mais de dez anos.

Em 2023, o câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso completou o primeiro ano do início das atividades acadêmicas. O diretor do câmpus, professor Fernando Ferrari, participou do momento solene.

“Comemorar 115 anos é  um feito que mostra como a UFLA é uma instituição federal extremamente alicerçada. Estamos iniciando essa história também em São Sebastião do Paraíso, com o primeiro câmpus avançado da Universidade. Nossa missão, agora, é consolidar os cursos de graduação do novo câmpus para, em breve, dar novos passos”, afirmou.

A solenidade oficial de comemoração do aniversário da UFLA contou com a presença da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, e do diretor do Instituto Presbiteriano Gammon, Alysson Massote Carvalho.

Após a cerimônia, foi celebrada a Ação de Graças pelos 115 anos da UFLA , na Capela Ecumênica, com a participação de representantes das entidades religiosas do município.

A programação de aniversário da UFLA prossegue até o dia 9 de setembro, com eventos como a outorga de títulos honoríficos, a Corrida Gammon/UFLA, o lançamento de livros da Editora UFLA, os tradicionais Jubileu de Ouro e Prata e Jantar do Ex-aluno.

Confira a programação completa do aniversário de 115 anos da UFLA

Clique na foto e acesse o álbum de imagens da cerimônia: