Ir direto para menu de acessibilidade.

Programação mensal de eventos na UFLA - confira os destaques de setembro

Escrito por Joyce | Publicado: Sexta, 01 Setembro 2023 07:00 | Última Atualização: Terça, 03 Outubro 2023 14:59

  

Evento: Os desafios da reconstrução do SUS no pós-pandemia

Data: 1º de setembro

Horário: 14h30

Local: Salão de Convenções - UFLA

Entrada livre/ Para obtenção de certificado, inscrições pelo SIG/ UFLA.

Evento aberto ao público interno e externo

Descrição: O evento promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) tem o objetivo de discutir o panorama do SUS pós-pandemia, a partir da perspectiva da gestão pública da saúde, e contará com a participação de Ana Pimentel (Deputada Federal), Álvaro José Pereira Neto (Procurador Adjunto do Consultivo; representante da Secretaria Municipal de Saúde) e Mayla Magalhães (Assessora do Gabinete; Representante da Secretaria Estadual de Saúde)

 

Evento: XXVI Olimpíada Mineira de Química OMQ - 2023

Data: 2 de setembro

Horário: 14h às 17h

Local: PV03 - UFLA

Site do evento: omq.qui.ufmg.br

Descrição: O evento tem o intuito de revelar jovens talentos mineiros com vocação para a Química, selecionar representantes para participar da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e, promover, principalmente, atividades que levem os jovens estudantes a refletir sobre a importância da Química em suas vidas e na sociedade moderna.

 

Evento: Pibid-Inglês convida

Data: 4 de setembro

Horário: 17h

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas - DCH/DEL

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: Socialização das atividades realizadas pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Língua Inglesa, na Escola Estadual Azarias Ribeiro em Lavras-MG, sob a supervisão da professora Camila Diniz. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

 

Evento: Palestras - Esquenta CIUFLA

Data: 4 de setembro

Horários: 14h e 15h

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA)

Descrição: A Pró-reitoria de Pesquisa convida a comunidade acadêmica para participar das atividades preparatórias no Esquenta do CIUFLA. No evento serão ministradas as palestras: "Oficina para elaboração do pitch”, ministrada por Danilo Benedicto e “Vou participar do CIUFLA: Como faço resumo e o pôster”, ministrada por Pedro Henrique Cesar.

 

Evento: Curso “Irrigação Deficitária Controlada” ( Inscrições abertas)

Data: 4, 6, 11,13,18 e 20 de setembro

Horário: 9h às 12h (Horário de Brasília) / 15h às 18h (Horário da Espanha)

Local: On-line

Inscrições: SIG/ UFLA ( 1º/8/2023 à 2/9/2023)

Descrição: O curso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da UFLA, será ministrado pelo professor Alejandro Pérez Pastor e sua equipe pertencente à Universidade Politécnica de Cartagena, Espanha, e irá abordar uma nova visão no manejo da água na agricultura irrigada, empregando os aspectos fisiológicos das plantas em resposta ao déficit de água no solo, técnica empregada na Espanha em hortícolas e frutíferas. Discentes de outras instituições também podem participar. Os interessados podem se matricular como um curso de extensão ou ainda, como aluno especial no PPGRH que contará como disciplina.

 

Evento: Palestra "Inovação e Empreendedorismo Sustentável"

Data: 12 de setembro

Horário: 18h 

Local: Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho - Ramalhão (DBI)

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O Instituto de Ciências Naturais convida estudantes de graduação e de pós-graduação da UFLA e de outras instituições de ensino para a palestra intitulada "Inovação e Empreendedorismo Sustentável" que será ministrada pelo docente do Departamento de Ecologia e Conservação (DEC/ICN/UFLA), Dr. Alex Bager, coordenador do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas - CBEE.

 

Evento: Seminário “A fauna atual e a vida silvestre”

Data: 12 de setembro

Horário: das 13h às 17h

Local: Anfiteatro Ciências dos Alimentos - DCA - UFLA

Inscrições pelo site: www.arpariogrande.org.br

Descrição: A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio em parceria com a UFLA, convida para o evento “ A fauna atual e a vida silvestre”, no qual serão ministrados minicursos e palestras. O evento é gratuito e  aberto ao público interno e externo.

 

Evento: Encontro Nacional da Rede de Pesquisa e Inovação em Sanidade da Pecuária Leiteira – InovaLeite: Doenças da Reprodução de Bovinos

Data: 14 a 16 de setembro

Horário: 8h

Local: Salão de Convenções - UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Sanidade Animal e Saúde Coletiva (Nesasc) e coordenado pela professora Elaine Maria Seles Dorneles, do Departamento de Medicina Veterinária. No primeiro dia haverá um seminário para apresentação e discussão dos resultados dos projetos realizados pela rede, bem como compartilhamento do conhecimento entre os integrantes. Nos segundo e terceiro dias, o evento será aberto a toda a comunidade, incluindo produtores rurais e membros da comunidade acadêmica.

 

Evento: Setembro Amarelo: Os Pilares para uma vida saudável

Data: 19 de setembro

Horário: das 16h às 18h

Local: Anfiteatro do DAG - UFLA

Descrição: A Coordenadoria de Saúde/Praec, por meio do Núcleo de Saúde Mental, convida toda a comunidade acadêmica para uma roda de conversa, onde será tratado sobre os principais pilares que auxiliam na busca de uma vida equilibrada. O evento é gratuito e aberto ao público universitário.

 

Evento: I Simpósio de Educação Ambiental no Contexto da Extensão, Pesquisa e Ensino

Data: 21 e 22 de setembro

Horário: 8h

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos - DCA

Público: interno e externo

Descrição: O evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental, promove um espaço de interação e de compartilhamento de experiências teórico-práticas presentes em projetos de extensão, pesquisa e ensino realizados pela UFLA dentro do tema Educação Ambiental.

 

Evento: I Seminário de Governança Ambiental Municipal

Data: 25 de setembro

Horário: 8h

Local: Anfiteatro do Lemaf (DCF)

Inscrições: SIG/ UFLA

Público: Prefeitos e gestores públicos municipais

Descrição: O evento promovido pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), tratará por meio de palestras sobre temas relacionados à governança ambiental a nível de municípios.

 

Evento: Saúde em Foco - realização de testes de saúde (IST's) para comunidade universitária

Data: 28 de setembro

Horário: das 13h às 15h30

Local: Ambulatório - Coordenadoria de Saúde - Praec

Evento gratuito

Não é necessário realizar inscrição. Basta comparecer.

Descrição: Cerca de 40 testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) serão disponibilizados a toda comunidade universitária. A iniciativa é resultado de uma parceria da Coordenadoria de Saúde (Praec/UFLA) com o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA).

 

Evento: Grupo Interdisciplinar de Estudos: "Ideias para Adiar o Fim do Mundo"

Datas: 25/09, 02/10, 16/10, 30/10, 13/11, 27/11 e 04/12

Horário: 17h

Local: Anfiteatro do DCH

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: Criação de um grupo interdisciplinar de leitura do volume "Ideias para adiar o fim do mundo" de Ailton Krenak. A realização da atividade é uma maneira de explorar as profundas reflexões do autor sobre a relação entre os seres humanos e a natureza. Ailton Krenak é uma voz importante no cenário literário e ambientalista, conhecido por sua defesa dos direitos indígenas e pela crítica à forma como a sociedade moderna se relaciona com o meio ambiente. 

 

 

Como solicitar a divulgação de eventos:

A solicitação deve ser enviada para glpi.ufla.br com no mínimo 15 dias de antecedência do período de inscrições.

Todos os eventos devem ser cadastrados no SIG UFLA.

A solicitação deve conter as seguintes informações: evento; descrição (objetivo do evento e informação se é gratuito ou pago); público; data; horário; local; inscrições (link direto do evento no SIG UFLA e data limite) e organizador (nome e contato do responsável)

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção