RECEPÇÃO

Novos estudantes da Pós-graduação participam de recepção na UFLA

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 01 Setembro 2023 11:55 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quarta-feira (30/8), mais de 300 ingressantes dos diversos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram de uma recepção na Instituição, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Os estudantes foram orientados quanto aos procedimentos relacionados à vida acadêmica e puderam esclarecer dúvidas sobre a rotina universitária. O evento aconteceu no Salão de Convenções.

A recepção foi conduzida pela pró-reitora de Pós-Graduação Adelir Aparecida Saczk, que destacou a importância do evento. “Os ingressantes precisam estar cientes de todas as suas responsabilidades acadêmicas e do regulamento a ser seguido, desde o momento que iniciam os estudos na Universidade até a conclusão do mestrado ou doutorado”, comenta.

Além da pró-reitora, também participaram da recepção o representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) Wanderson Samuel Moraes de Souza, o diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun Júnior, e a pós-graduanda em Recursos Hídricos e representante da Associação de pós-graduandos (APG) Lorena Júlio Gonçalves. Eles falaram, respectivamente, sobre os programas de assistência estudantil, o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais (Padnee) e as bolsas institucionais, o exame de proficiência em inglês (Toefl), essencial àqueles que desejam estudar em países de língua inglesa, e sobre a importância dos estudantes ingressarem na APG, que é a entidade representativa dos pós-graduandos na Universidade.

Apesar de diversos ingressantes já estarem ambientados à rotina uflaniana, há aqueles que vieram de longe para estudar na Universidade. “Eu escolhi a UFLA devido ao histórico da Universidade, especialmente na área de agricultura. Após a conclusão do curso, espero me tornar um grande pesquisador e contribuir em projetos de formação, extensão e pesquisa do meu país”, comenta Jerônimo Alexandre Rafael, estudante intercambista de Moçambique (África), pós-doutorando em Fitotecnia.

Para concluir a recepção, foi realizada a palestra intitulada “Empreendedorismo e ciência: desafios e oportunidades”, ministrada de forma on-line pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rochel Montero Lago, pesquisador 1A do CNPq. Ele abordou e incentivou a inovação e o empreendedorismo tecnológico entre os pós-graduandos, e esclareceu dúvidas dos participantes.

O evento ocorreu de forma híbrida, on-line e presencial, e a gravação da recepção está disponível no YouTube.