Transparência e gestão

Painéis e Indicadores UFLA: plataforma é lançada para reforçar transparência ativa

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 05 Setembro 2023 16:47 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 08:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

A UFLA acaba de lançar uma plataforma que visa proporcionar transparência e acesso simplificado a uma ampla variedade de dados e indicadores relacionados à graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

O Portal foi desenvolvido com a participação da Reitoria, Coordenadoria de Inteligência e Governança de Dados/Superintendência de Governança, Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), pró-reitorias e a Diretoria de Comunicação (Dcom), com a finalidade de proporcionar uma visão completa e transparente do cenário universitário, permitindo que estudantes, professores, funcionários e toda a sociedade explorem informações relevantes de maneira intuitiva e eficiente. Por meio dessa plataforma, é possível ter acesso a vários painéis e indicadores, possibilitando o acompanhamento do progresso e das tendências dos dados da UFLA.

Em relação aos painéis e indicadores acadêmicos, destacam-se os painéis de graduação que disponibilizam informações sobre o perfil socioeconômico e de rendimento dos estudantes, perfil de ingressantes e informações sobre egressos. Os indicadores podem ser segmentados por meio de parametrização onde se escolhe, por exemplo, cotas de ingresso, cursos específicos e semestre específico de ingresso.

Já no âmbito da pós-graduação, o painel representa um grande avanço em termos de acesso e transparência de dados sobre o desempenho dos programas de pós-graduação,  disponibilizando informações tais como a evolução no número de alunos ativos, número de alunos concluintes, por curso, por ano e até mesmo por unidade acadêmica.  Esses dados são utilizados para consultas, implantação e manutenção de indicadores, elaboração de relatórios de prestação de contas.

Integram a plataforma informações de gestão, que contribuem para um melhor processo de tomada de decisão, além de mais controle e transparência dos dados da UFLA. Entre os dados disponibilizados estão: painéis orçamentários, valor público de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues, indicadores do Tribunal de Contas da União (TCU), relatórios de unidades organizacionais, dados abertos, dashboards e relatórios dinâmicos e análise do aumento das despesas com terceirização de mão de obra na UFLA de 2009 a 2022.

A plataforma também apresenta informações estratégicas relevantes para o acompanhamento e monitoramento das metas e indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), dos planos de desenvolvimento de unidades administrativas e acadêmicas e das pró-reitorias.

De acordo com o coordenador de Inteligência de Dados, Flavio Lopes de Morais, a plataforma amplia a capacidade de gestão e planejamento da Instituição, promovendo maior transparência, controle social e, consequentemente, o aperfeiçoamento da governança. “Este serviço passa por melhorias contínuas e atualizações frequentes, com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência mais completa e precisa, assegurando, desse modo, uma visão abrangente e atualizada do ambiente universitário”, destaca.

Dados abertos

Além de fornecer informações consolidadas, a plataforma também está comprometida com o princípio de Dados Abertos e Governança de Dados. Por meio de um novo processo de dados abertos, estabelecido por meio do Plano de Dados Abertos 2023-2025, a UFLA tem disponibilizado os seus conjuntos de dados já integrados à sua plataforma de Data Warehouse e Business Intelligence. Essa iniciativa é acompanhada de ações para aprimorar a Governança de Dados institucional, incluindo a melhoria da gerência de Dados Mestres e gerência de Metadados.

Dentro dessa arquitetura, os dados comuns são compartilhados entre projetos analíticos, de transparência e prestação de contas. Com essa abordagem, os dados em formato aberto são disponibilizados e compartilhados entre os referidos projetos, visando a maximização dos recursos e a constante melhoria da integridade, disponibilidade e qualidade dos dados. Esse compromisso com os princípios de Dados Abertos e Governança de Dados destaca o empenho da UFLA em promover a transparência, a colaboração e o uso responsável de informações para benefício da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Acesse a plataforma em: https://paineis.ufla.br/