AUDITORIA INTERNA

Boas práticas adotadas na UFLA são compartilhadas com auditores brasileiros

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 12 Setembro 2023 09:27 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 14:06

politica sustentabilidade dyegoA convite de entidades brasileiras, experiências vivenciadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram compartilhadas, em eventos recentes, como boas práticas para aperfeiçoar os processos de auditoria interna.

A Política de Sustentabilidade e o Plano Diretor de Logística Sustentável da UFLA foram apresentados pelo vice-diretor de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente (DGQMA), Dyego Maradona Ataide de Freitas, no IV Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (COBACI), realizado em agosto, em Maceió (Alagoas).

“O objetivo foi compartilhar essas boas práticas para que os auditores possam ter conhecimentos para analisar e sugerir melhorias no Plano de Logística Sustentável de suas respectivas universidades”, explica Dyego.

O convite partiu da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), que reúne auditores de universidades federais.

auditoria interna giovanaNo 56° Fórum de Capacitação Técnica dos Integrantes das Auditorias, a boa prática apresentada foi sobre a gestão de riscos como fundamento para a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint).

O planejamento baseado na gestão de riscos permite priorizar a auditoria dos processos mais críticos, ou seja, com mais chance de comprometer o alcance dos objetivos institucionais. “A experiência da UFLA pode ser considerada uma boa prática porque a gestão de riscos da Instituição possui um nível avançado de maturidade”, afirma a palestrante e auditora geral da UFLA, Giovana Daniela de Lima.

Este é o primeiro ano de implementação do planejamento da auditoria interna por gestão de riscos na UFLA. Para Giovana, a apresentação não só permitiu compartilhar a boa prática adotada pela Universidade, como também “abriu um horizonte de melhorias, por meio das sugestões realizadas pelos auditores participantes”.

A apresentação foi realizada em junho, em Salvador, a convite da Associação Nacional dos Integrantes das Unidades de Auditoria Interna Governamental (Fonai).