Suíça e Luxemburgo

UFLA participa da Missão Internacional Anprotec 2023

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Sexta, 22 Setembro 2023 10:35 | Última Atualização: Sexta, 22 Setembro 2023 13:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

O pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Márcio Lara, juntamente com o Coordenador de Inovação, Rafael Rezende, e o Coordenador de Empreendedorismo, professor Denis Oliveira, participaram da Missão Internacional Anprotec 2023.

Organizada pela equipe da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovador (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a missão como destino a Suíça e a 40ª edição da Conferência IASP (IASP World Conference on Science Parks and Areas of Innovation), em Luxemburgo.

Entre os dias 4 e 15/9, a delegação brasileira, composta por 32 representantes de sete estados, tiveram a oportunidade de estabelecer novas parcerias, ao conhecer o ecossistema de inovação da Suíça, país que ocupa a 1a posição no ranking dos países mais inovadores do mundo, segundo o Global Innovation Index (2022). Foram 12 dias de programação intensa de atividades que permitiram a articulação e conexão entre representantes de parques tecnológicos, aceleradoras e incubadoras de empresas e startups do mundo todo. O tema do evento de 2023 foi “Megatrends in Innovation Ecosystems: What are the impacts for STPs & AOIs?”

O professor Denis Oliveira avalia a experiência: “A participação da UFLA na Missão Internacional para a Suíça e Luxemburgo foi muito positiva, primeiro porque foi a primeira vez que a instituição participou e mostrou ao mundo seus projetos de desenvolvimento do ecossistema local de inovação e empreendedorismo, e segundo porque permitiu conexões e possibilitou a captação de parcerias estratégicas para intensificar as atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo. As atividades permitiram conhecer diversos parques tecnológicos de vários países e entender um pouco sobre os aspectos de governança desses ambientes. Também fomos apresentados formalmente a outros ambientes de inovação do Brasil, mostrando que estamos trabalhando no caminho certo para colocar a instituição diante das grandes universidades inovadoras e empreendedoras.”

Luxemburgo