Rede de Contatos

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais visita a UFLA

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 10:32 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2023 12:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na tarde de 21/9, foi realizada uma visitação às dependências do Lavrastec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras. Autoridades participaram da visita, dentre elas, representando a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Sede/Belo Horizonte/MG), o superintendente de Pesquisa e Tecnologia, Lucas Soares; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Oliveira e a diretora de Ciência e Transferência de Tecnologia, Gláucia da Silva. Participaram também da programação o diretor do Centro de Economia Verde da Fundação Certi Marcos Daré (Florianópolis/SC), o diretor comercial do Porto Seco Marconi Miranda, acompanhado pelo contador Pedro Junqueira (Varginha /MG), pró-reitores e demais convidados.

Na oportunidade foram apresentadas as instalações do Parque e a infraestrutura das empresas que lá operam. Em seguida, houve uma apresentação no anfiteatro do Parque Tecnológico, conduzida pelo pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Márcio Lara, a respeito do projeto Polo ASV (Agrossistemas Verdes).

“Estamos desenhando a estrutura de um programa em que as produções agrícolas sejam não só eficientes como também sustentáveis. Nós buscamos os melhores parceiros para que a UFLA seja referência internacional no contexto agrícola e ecológico”, afirma o professor.

Para o pró-reitor, é importante estreitar os laços, por meio de uma colaboração efetiva entre UFLA/Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo e Secretaria de Desenvolvimento do Estado: “Essa parceria é uma via de mão dupla e pode nos ajudar a consolidar o trabalho realizado na Universidade, buscando sempre a excelência dos processos de inovação e empreendedorismo. Um possível  apoio da Sede ao programa Polo ASV a tornará ainda mais próxima do desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico em todas as regiões do Estado, principalmente ao lado de uma universidade como a UFLA”.

Após a visita, o subsecretário Bruno Araújo comentou que os projetos do Parque estão em consonância com ações que estão sendo trabalhadas no Estado.  “Queremos contribuir para trazer muito desenvolvimento, mais pesquisa, mais ciência, mais tecnologia e inovação. A UFLA tem uma das melhores estruturas do Brasil. Pessoas da nossa equipe já tinham vindo ao Parque e fornecido ótimas referências. E vimos que é um parque que tem tudo para dar certo. Está com um direcionamento muito claro para a área de sustentabilidade no agronegócio, uma área que está crescendo no mundo todo, e acredito que tenha oportunidade para crescer, trazer investimento para a cidade e região”, disse.

Reunião na Reitoria

Após visita ao Parque, os representantes da Sede participaram de reunião na Reitoria, conduzida pelo reitor em exercício, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, com a presença dos diretores e/ou representantes das unidades acadêmicas, que apresentaram informações sobre a atuação de cada das áreas, de forma a indicar as possibilidades de parcerias e projetos com o Governo do Estado.

Durante a reunião, o professor Valter ressaltou que a Instituição está à disposição para avaliar e fechar parcerias que contribuam para o desenvolvimento do Estado. O subsecretário Bruno mencionou as perspectivas de orçamento e oportunidades para o próximo ano, com editais a serem lançados, e ressaltou a abertura da Secretaria às sugestões da Universidade, tanto para novos editais quanto para melhoria nos editais já existentes.

Estiveram presentes no encontro também os pró-reitores Márcio Machado Ladeira (Planejamento e Gestão), Adelir Aparecida Saczk (Pós-Graduação), Luciano José Pereira (Pesquisa) e o Coordenador de Inovação (Inovação e Empreendedorismo) Rafael Rezende.

Confira a galeria da visita.