AGENDA INTERNACIONAL

Reitores se reúnem com Papa Francisco para tratar de desafios globais

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 16:21 | Última Atualização: Terça, 26 Setembro 2023 08:47
Gentileza solicitar descrição da imagem
Primeiro dia do Encontro de Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), João Chrysostomo de Resende Júnior, integrou a delegação brasileira composta por reitores de 41 universidades do Brasil para participar de uma missão acadêmica à Itália, entre os dias 20 e 22/9. A comitiva foi organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (CGUB), a convite da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), em colaboração com a Pontifícia Comissão Para a América Latina (PCAL), para tratar com o Papa Francisco de temas relacionados aos desafios globais e  discutir  acordos de cooperação internacional com universidades italianas.

No dia 20/9, os reitores participaram do primeiro dia do “Encontro de Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”. Cerca de 200 dirigentes se reuniram no Instituto Patristico Augustinianum, em Roma, para discutir temas centrais da  Encíclica Laudato, documento escrito pelo Papa Francisco, que aborda questões relacionadas ao meio ambiente e à Casa Comum dos seres humanos.

Foram organizados quatro Grupos de Trabalho (GTs) para debater e formular conclusões sobre os seguintes temas: crise ambiental: mudança climática; água e biodiversidade; crise econômica: tecnologia e tecnocracia; crise social: degradação social, iniquidade, debilidade da reação; crise cultural: desemprego e migração. O reitor da UFLA participou do GT sobre crise ambiental.

As conclusões dos reitores foram apresentadas ao Papa no dia 21/9, no Vaticano. O Pontífice explicou que o encontro foi denominado “Organizando a esperança” porque as universidades trabalham com a esperança, ao lidar com um público majoritariamente jovem. Entretanto, ele considera que, para os jovens serem efetivamente a esperança do planeta, eles necessitam de uma formação que vá além da técnica, incluindo também aspectos humanos e ambientais. Por isso, a importância de criar uma grande rede com as universidades.

Reitores da América Latina e Caribe no encontro com o Papa Franscisco

Para o reitor da UFLA, o chamado é importante pela liderança do Papa Franscisco sob os pontos de vista político, religioso e cultural. "É preciso refletirmos e mudarmos um pouco nosso foco de formação, para sermos capazes de formar líderes com condições de resolver os verdadeiros problemas da humanidade. Líderes que considerem não  apenas as questões econômicas, mas também as perspectivas ambiental, moral e humanística, ; que sejam capazes de promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o Planeta e colocando o desenvolvimento a serviço do ser humano".

Além de apresentar as conclusões dos quatro grupos de trabalho, os reitores entregaram ao Papa a carta Roma clama por ética na Inteligência Artificial, assinada por todos. Ao final, o Pontífice recebeu individualmente cada um dos presentes.

Reitores no encontro com o embaixador do Vaticano

Na tarde do dia 21/9, os reitores brasileiros reuniram-se na Embaixada Brasileira no Vaticano. Eles foram recebidos pelo embaixador Everton Vieira Vargas, que se colocou à disposição para intermediar a cooperação internacional com universidades do Vaticano. Os reitores tiveram a oportunidade de fazer suas colocações a respeito.

No dia 22/9, a delegação de reitores foi recebida na Universidade Roma Tre, em Roma, para discutir a cooperação internacional entre universidades brasileiras e a Roma Tre, uma jovem e inovadora universidade italiana, que tem se destacado em termos de parcerias internacionais. O objetivo foi discutir a formação de uma rede para mobilidade envolvendo  graduação, pós-graduação e pesquisas.

Ao final do dia, os reitores foram recebidos na Embaixada Brasileira na Itália, para uma conversa com o embaixador Renato Mosca e os integrantes da embaixada.