MEIO AMBIENTE E GESTÃO

UFLA realiza I Seminário de Governança Ambiental Municipal

Escrito por Alessandra Reis | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 17:36 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2023 17:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta segunda-feira (25/9), foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA),  o I Seminário de Governança Ambiental Municipal. O evento contou com a presença de prefeitos municipais, gestores públicos, representantes do Ministério Público, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, consórcios municipais de meio ambiente e saneamento, dentre outros atores.

O evento tratou, por meio de palestras, sobre temas relacionados à governança ambiental a nível municipal. Foram discutidos temas como políticas públicas, gestão social, gestão ambiental, participação social, desenvolvimento sustentável, interação interinstitucional, dentre outros.

O objetivo do seminário foi promover o diálogo sobre a importância da criação de políticas públicas e fortalecer a governança ambiental a nível municipal, visando o enfrentamento dos desafios impostos pela crise ambiental e mudanças climáticas, almejando um desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, foram realizados pronunciamentos de autoridades presentes, além de debates e reflexões sobre o tema central do seminário: "Do planejamento à criação de políticas públicas". A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira, professor do Departamento de Administração e Economia da UFLA, Rafael Eduardo Chiodi; o coordenador da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, do Ministério Público de Minas Gerais, Rodrigo caldeira Grava Brazil; Paulo Henrique Pereira do Projeto Conservador das Águas de Extrema; o secretário Municipal do Meio Ambiente, Adriano Garcia de Souza, e o vice reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Junior.

O I Seminário de Governança Ambiental Municipal foi um importante espaço de discussão e reflexão sobre a gestão ambiental em nível municipal, reunindo diversos atores e autoridades para debater soluções e estratégias para enfrentar os desafios ambientais da atualidade.

Confira a galeria de fotos do evento