Ir direto para menu de acessibilidade.
SAÚDE

Hospital Universitário: equipe da nova gestão da Ebserh esteve na UFLA para iniciar processo rumo a protocolo de intenções

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 28 Setembro 2023 09:29 | Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 10:12
Gentileza solicitar descrição da imagem

Após a inclusão das obras do Hospital da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada em agosto deste ano, a iniciativa teve mais um avanço nesta semana. Nos dias 25/9 e 26/9, uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve em Lavras para visitar as obras e realizar reuniões com as equipes da Universidade, da prefeitura do município e da Superintendência de Saúde de Varginha. A visita foi a primeira realizada pela atual gestão da Ebserh, e buscou avaliar o cenário, as etapas já desenvolvidas para implementação do Hospital e o histórico das ações.

De acordo com o assessor da presidência da Ebserh, Rodrigo Alves Torres Oliveira, os objetivos da visita foram alcançados. "Viemos com a missão de ter um conhecimento mais próximo da situação da obra, da realidade sanitária do local e do cenário dos cursos de graduação envolvidos, para, assim, apresentarmos uma proposta de revisão do plano assistencial e construção do planejamento dessa nova unidade. Depois encaminharemos o parecer para apreciação do ministro da Educação. Dentro de pouco tempo teremos um retorno para a comunidade acadêmica e a comunidade de Lavras e região. Mas saímos muito animados e felizes com toda a estrutura e o compromisso que encontramos", avaliou.

A equipe que visitou a UFLA teve também a presença do arquiteto Diego da Costa Cardoso, servidor do Ministério da Saúde e consultor de projetos na Ebserh, que realizou suas avaliações a partir dos projetos e inspeção da obra. "Fiquei muito impressionado com a posição em que está a obra. Ela está praticamente concluída. Parabenizei a equipe de engenharia da UFLA por ter adiantado, em um curto espaço de tempo, o que estava combinado com a construtora. Agora teremos um passo importante – o de definir junto com a Universidade os pontos assistenciais que precisam estar incluídos, para fecharmos um planejamento adequado", explicou.

A programação da visita incluiu três reuniões. Na primeira, realizada na manhã de segunda-feira (25/9), a conversa foi com equipes da Reitoria, da Faculdade Ciências da Saúde (FCS) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) responsável por acompanhar contratações e obras. O objetivo foi a troca de informações entre as equipes para histórico das ações já empreendidas até o momento e exposição das diretrizes da atual gestão da Ebserh. Já no período da tarde, o grupo visitou as instalações construídas do hospital, localizadas no bairro Jardim Glória.

Em seguida, uma nova reunião foi realizada, congregando as equipes da UFLA, da Ebserh e da prefeitura de Lavras, com presença da prefeita Jussara Menicucci, da secretária de Saúde do município, Iara Menicucci Nogueira; da responsável pelo Controle, Auditoria e Regulação, Cássia Corrêa Daher; do procurador-geral do município, Luciano Salim Siqueira Salim; e do assessor institucional Marcelo Sabato Barbosa. A conversa buscou levantar as maiores demandas identificadas pelo município na assistência à saúde, para embasar as definições finais do plano assistencial pretendido para o Hospital da UFLA.

O segundo dia de programação teve início com a participação da coordenadora de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Varginha, Thais Britto, que também teve a oportunidade de expor as dinâmicas de atendimento vivenciadas atualmente na macrorregião, apontando possíveis vazios assistenciais e prontificando-se para o contato necessário para que a Ebserh e a UFLA possam prosseguir com os planejamentos de forma a observar as demandas do Estado. 

A finalização do encontro ocorreu com a visita às instalações do Departamento de Medicina (DME/UFLA). O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que conduziu toda a programação, enfatizou a importância da visita para a Universidade e para a região. "Começamos a ver materializada essa causa pela qual tanto lutamos. Foram muitas visitas a ministros, a presidentes da Ebserh, a parlamentares. Agora estamos vendo a materialização da conquista, com os recursos garantidos no PAC e esta inspeção técnica que vai ser a definidora do protocolo de intenções e a assinatura do contrato com a Ebserh. Eu não poderia estar mais feliz pela Instituição. É um divisor de águas: o Hospital é realidade".

Também integrou a equipe que visitou a UFLA a professora Alzira de Oliveira Jorge, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atual diretora geral do Hospital Risoleta Tolentino Neves e consultora da Superintendência da Ebserh. Os representantes da Ebserh farão um relatório nos próximos 30 dias, considerando todos os levantamentos feitos durante a visita. A perspectiva é de que, inclusive, o número de leitos previstos possa ser ampliado, e novas especialidades de atendimento incluídas..

Sobre o Hospital Universitário da UFLA

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi concluída, com 7 mil m2 de área construída. 

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. 

O projeto inicial, que já foi concluído, previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigiu alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras.

Em junho de 2022 foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à Ebserh, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. A partir de então, negociações têm sido feitas para alinhamento das adaptações necessárias para que a estrutura possa atender aos quesitos da empresa. Com a inclusão do Hospital no PAC, e as diretrizes da nova gestão da Ebserh definidas, a expectativa é de que em 2025 o Hospital possa iniciar seu funcionamento.

Clique na imagem e acesse o álbum de fotos da visita

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção