MAIS SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

UFLA instala medidores de consumo inteligentes de água e energia elétrica

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Quinta, 28 Setembro 2023 14:34 | Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 10:11

Iniciativa busca monitorar qualidade e consumo em setores estratégicos do câmpus sede.

Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou, na última semana, a instalação de medidores inteligentes de consumo de água e energia elétrica em edificações do câmpus Lavras. Foram adquiridos pela Instituição 331 medidores de água com hidrômetro, 111 sensores, a serem instalados em hidrômetros já existentes, e 76 medidores de energia. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), o investimento na nova estrutura foi de 365 mil reais.  A medida busca o avanço da UFLA nas ações pela sustentabilidade ambiental, já que contribui para uma gestão mais adequada das águas e da energia utilizada no câmpus.

Certificada como uma “Blue University” pelo movimento global “Blue Community”, e reconhecida como a 3ª universidade mais sustentável da América Latina pelo Green Metric Ranking,  a UFLA busca aperfeiçoar continuamente a gestão do consumo de água e de energia elétrica. Segundo a diretora de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (DQMA-UFLA), professora Fátima Resende Luiz Fia, todas as edificações da Universidade deverão ser contempladas com medidores de água. “Teremos a medição automática do volume de água consumido em cada edificação, por hora, dia, mês e, com isso, poderemos fazer uma gestão mais adequada da água que está sendo distribuída. Conseguiremos mapear os hábitos da população acadêmica em cada edificação, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento da universidade. Além disso, essa iniciativa é indispensável para que as pessoas consigam ter controle do volume de água que estão utilizando e para que possam manter hábitos de consumo consciente, fundamentais para a preservação dos mananciais existentes na nossa instituição”, diz.

O monitoramento do consumo de água por edificações traz também o benefício de facilitar a detecção de infiltrações e vazamentos, o que é considerado essencial para a sustentabilidade ambiental. A iniciativa atende a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): água limpa e saneamento e padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Os medidores de água e energia já foram instalados no câmpus Lavras em locais como o Restaurante Universitário (RU), Pavilhão de Aulas, ABI - Engenharias, Proinfra, Departamento de Zootecnia e Departamento de Medicina Veterinária.  A DQMA, em conjunto com os setores de elétrica e hidráulica da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), está definindo a priorização de locais para  instalação, a partir de critérios como consumo e logística de trabalho. Segundo o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Erasmo Evangelista de Oliveira, os dados coletados  pelos medidores instalados são transmitidos via rede de sensores sem fio e armazenados em um banco de dados na Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI). A partir deles, a Coordenadoria de Inteligência e Governança de Dados (CIGD/SGV) gera painéis de monitoramento de medição que podem ser acessados por qualquer membro da comunidade interna, visando à transparência, a prestação de contas e o suporte à tomada de decisões mais sustentáveis. Acesse os painéis de água e de energia.

As ações estão sendo conduzidas por meio do trabalho conjunto entre a  Diretoria de Gestão de Tecnologia de Informação (DGTI), ligada à Superintendência de Governança (SGV), e pelas diretorias ligadas à Proinfra.

Campus inteligente

O projeto de instalação dos medidores busca atender ao objetivo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025) de utilização da tecnologia da informação e comunicação, por meio de conceitos de câmpus inteligente, reduzindo os custos e consumo de recursos. “Essas ações representam uma grande conquista no que se refere ao projeto Câmpus Inteligente e na adoção de tecnologias emergentes, sobretudo relacionadas à Internet das Coisas (IOT) e às redes de sensores sem fio, tudo para deixar os serviços de infraestrutura no câmpus mais inteligentes e eficientes”, comenta Erasmo.

O projeto adota tecnologias emergentes de campus inteligente que utilizam a telemetria  de parâmetros de qualidade e de consumo de energia e de água. A rede de sensores sem fio conjugada aos medidores irá viabilizar outras iniciativas, permitindo que pesquisadores da UFLA monitorem vários parâmetros físicos dentro da Universidade, como temperatura, umidade relativa, umidade do solo, qualidade da água, dentre outros, podendo ser utilizados para experimentos acadêmicos.

O coordenador do projeto Campus Inteligente da UFLA, Anderson Bernardo dos Santos, explica que o campus inteligente é uma infraestrutura avançada que utiliza tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e redes Long Range Wide Area Network (LoRaWAN) para, no caso da ação com os medidores, monitorar, gerenciar e otimizar o consumo de energia e água no ambiente universitário. “O objetivo é tornar o câmpus mais eficiente em termos de recursos naturais, reduzir custos operacionais e melhorar a sustentabilidade ambiental”. Para o Superintendente de Governança da UFLA, Adriano Higino Freire, a medida visa fornecer mais transparência e promover uma gestão e utilização mais eficiente dos recursos hídricos e energéticos da UFLA.