Ir direto para menu de acessibilidade.

Programação mensal de eventos na UFLA - confira os destaques de outubro

Escrito por Joyce | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 14:58 | Última Atualização: Sexta, 27 Outubro 2023 09:41

Banner

 

Evento: Eclipse Anular Solar em Lavras

Data: 5 de outubro

Horário: 19h

Local: Museu de História Natural da UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: No dia 14 de outubro, ocorrerá o eclipse anular do Sol. A ocorrência deste eclipse é o tema central da próxima palestra organizada pelo projeto "A Magia da Física e do Universo", uma iniciativa conjunta do Departamento de Física (DFI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental (PPGECA) do Instituto de Ciências Naturais (ICN). O evento é gratuito e aberto ao público universitário.

 

Evento: Capacitação para análise bibliométrica de pesquisas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Data: 6 de outubro

Horário: 14h30

Local: On-line

Inscrições: https://clarivatesupport.webex.com/weblink/register/rc34907b32c5d76b4588ce41f2596ce80

Descrição: A Pró-reitoria de Pós-graduação convida toda a comunidade acadêmica para participação de uma capacitação para o uso das ferramentas do InCites focadas na análise de produção relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento é gratuito e aberto ao público universitário.

 

Evento:  AULA MAGNA 

Data: 10 de outubro

Horário: 14h

Local: On-line                             

Não é necessário realizar inscrição.

Descrição:  Federalismo e a efetivação dos direitos no SUAS: desafios dos municípios na oferta e na gestão de serviços socioassistenciais

 

Evento: SINPEL- III simpósio nacional UFLALEITE de pecuária leiteira

Data: 19 a 21 de outubro

Horário: 7h

Local: Salão de Convenções - UFLA

Evento: Pago

Site: UFLALEITE

Descrição: O evento tem como temática a pecuária leiteira, e contará com palestras e minicursos voltados para a área. É aberto ao público interno e externo.

 

Evento: IV Encontro de Contadores de Histórias - Show de Contação de Histórias

Data: 19 a 21 de outubro

Horário: 14h

Local: On-line e presencial (Anfiteatro do DED/DEP)

Inscrições: SIG/ UFLA

Site do evento: IV ECONTHI - NELLE

Descrição: O evento organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (Nelle), tem o objetivo reunir diferentes profissionais, contadores e leitores de histórias a fim de refletir sobre a relação dialógica e interativa, que se estabelece antes, durante e após o desenvolver de atividades leitura e de produção textual na oralidade, em modalidades diversas. Haverá apresentação do standard do Caravana de Histórias e será gratuito, aberto ao público interno e externo.

 

Evento: Encontro Internacional sobre Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas, e Agricultura para a Vida

Data: 20 e 21 de outubro

Horário: 8h

Local: Câmpus universitário

Inscrições: https://forms.gle/8LmYSgaCcUZwdG939

Descrição: O professor titular emérito da UFLA Gilmar Tavares, atualmente extensionista voluntário do DEA/UFLA, ministrará um seminário/oficina participativo sobre “Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia”. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

 

Evento: 35° Encontro Regional da SBQ-MG

Data: 20 a 22 de outubro

Horário: 17h

Local: UFLA

Evento Pago

Site do evento: https://ersbq2023-dqi.ufla.br/

Descrição: Com o tema: “Valorização da Ciência: A Química Criando Competências para a Sustentabilidade e Inovação”, o evento oferecerá aos participantes vários tópicos importantes nas áreas de Ensino de Química, Físico-Química, Química Orgânica, Química Inorgânica e Química Analítica. Esses assuntos serão abordados em plenárias, minicursos e mesas redondas, conduzidos por pesquisadores altamente competentes nacionalmente. O objetivo é incentivar a troca de ideias e experiências, além de criar oportunidades para colaborações futuras entre pesquisadores de Minas Gerais e de outros estados brasileiros.

 

Palestra: Reliable and Accurate State Estimation for Connected and Autonomous Highway Vehicles

Data: 23 de outubro

Horário: 16h às 18h

Local: Salão de Convenções - UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Site: https://intra.ece.ucr.edu/~farrell/?page=content/home.html

Descrição: A palestra será ministrada pelo professor emérito Jay A. Farrell, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade da Califórnia, Riverside, CA 92521 EUA. Esta apresentação considerará a estimação de estados não linear e de horizonte móvel, por meio de uma nova abordagem com Especificação de Desempenho Avesso ao Risco (RAPS).  O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

 

Evento: Religiões e Racismo: Diálogos entre Universidade e Sociedade

Data: 23 a 24 de outubro

Horário: 17h

Local: Auditório do Departamento de Administração Pública da UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O seminário tem como objetivo promover diálogos com representantes de diferentes entidades religiosas a partir de um recorte étnico-racial mostrando a importância da diversidade no enfrentamento do racismo e intolerância religiosa. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

Evento: Sessão de RPG focado em educação midiática

Data: 25 de outubro

Horário: das 8h às 12h

Local: Departamento de Administração Pública - UFLA

Inscrições: RPG - Extra! Extra!

Descrição: A sessão de RPG de Mesa será ofertada na UFLA, como parte das atividades da Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secom/Gov. Federal em cooperação com a UNESCO. A Semana tem sua programação oficial online e atividades diversas espalhadas pelo Brasil. O evento é gratuito, voltado para a comunidade acadêmica e conta com seis vagas.

  

Evento: Feira de Trocas : Você tem fome de quê?

Data: 26 de outubro

Horário: 15h

Local: Centro de Cultura da UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O objetivo do evento é dialogar sobre agricultura familiar e proporcionar arte com a participação cultural da banda Elos. Quem desejar pode trazer algo que não use mais para realizar trocas no momento do evento por algo que goste ou necessite. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

 

 

Como solicitar a divulgação de eventos:

A solicitação deve ser enviada para glpi.ufla.br com no mínimo 15 dias de antecedência do período de inscrições.

Todos os eventos devem ser cadastrados no SIG UFLA.

A solicitação deve conter as seguintes informações: evento; descrição (objetivo do evento e informação se é gratuito ou pago); público; data; horário; local; inscrições (link direto do evento no SIG UFLA e data limite) e organizador (nome e contato do responsável)

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção