SUSTENTABILIDADE

UFLA participa de evento do "UI GreenMetric World University Rankings" e destaca as práticas sustentáveis da Universidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 13:58 | Última Atualização: Segunda, 09 Outubro 2023 14:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou do evento “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil e 1º Encontro UFMS Sustentável", nos dias 14 e 15 de setembro, com a mesa temática água, energia e mudanças climáticas. O VI Workshop foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com mesas redondas, palestras, visitas técnicas, submissão de resumos e publicação nos anais no evento.

O tema do ranking para o ano de 2023 foi "Inovação, Impactos e a Futura Direção de Universidades Sustentáveis", com o objetivo de destacar os esforços das universidades em manter seus programas e políticas de sustentabilidade, inovação, impacto e as direções futuras para se tornarem instituições de ensino sustentáveis com base no "UI GreenMetric" e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O vice-diretor de Qualidade do Meio Ambiente da UFLA, Dyego Maradona Ataide de Freitas, apresentou as boas práticas da Universidade no assunto. A UFLA possui uma estação de tratamento de água e conta com um laboratório próprio para monitoramento da qualidade de água. Além disso, recentemente implantou medidores de água e energia, tema principal abordado durante a palestra.

As universidades brasileiras têm participado cada vez mais de rankings de sustentabilidade e promovido ações sustentáveis. O VI Workshop foi o momento de troca de experiências de gestão e de iniciativas sustentáveis, incentivando a submissão dos indicadores do GreenMetric e no desenvolvimento de gestões universitárias sustentáveis.

UI GreenMetric World University Rankings

Em 2010, a Universitas Indonesia (UI) deu início ao ranking mundial de universidades, posteriormente conhecido como "UI GreenMetric World University Rankings", com o objetivo de avaliar os esforços de sustentabilidade nos campi universitários. A ideia inicialmente pretendida era a criação de uma pesquisa on-line para analisar políticas e programas de sustentabilidade adotados por instituições de ensino em todo o mundo.

O ranking foi desenvolvido com base na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade, e os indicadores e critérios de ponderação foram selecionados para serem aplicáveis a todas as universidades participantes. Na edição de 2010 do "UI GreenMetric", participaram 95 universidades de 35 países, sendo 18 da América, 35 da Europa, 40 da Ásia e 2 da Austrália. Em 2022, o número de participantes aumentou para 1050 universidades de 85 países ao redor do mundo. Esse crescimento evidencia o reconhecimento do "UI GreenMetric" como o principal ranking global de sustentabilidade universitária.

A UFLA avançou no UI GreenMetric 2022 e ocupa posições de destaque entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo. Com 8.675 pontos totais - 475 a mais do que na edição de 2021 -, a Instituição subiu 11 posições na classificação geral, passando a ocupar a 37ª posição mundial. A UFLA também se manteve como a segunda universidade mais sustentável do Brasil e subiu da 4ª para a 3ª posição na América Latina.

A pontuação revela, ainda, outros resultados de destaque. A UFLA é a única instituição do Brasil com pontuação máxima (1.800 pontos) nos indicadores relacionados à “Educação e Pesquisa”. Ao alcançar 1.400 pontos em um total de 1.500, também figura entre as cinco melhores universidades do mundo nos indicadores de “Ambiente e Infraestrutura”.