matemática

Professor da UFLA recebe o prêmio Capes de Tese 2023

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 14:37 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 09:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

O docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) José Alves Oliveira, do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM), recebeu o prêmio Capes de Tese deste ano na área de matemática.

A tese Some Topics on Finite Fields (Alguns tópicos sobre corpos finitos) aborda os resultados obtidos por meio do estudo de problemas teóricos e práticos da Teoria de Corpos Finitos, subárea da matemática. "Ao longo do trabalho, estudamos o número de pontos racionais de certas curvas sobre corpos finitos, que são de interesse para aplicações na teoria de códigos, criptografia e áreas relacionadas. O objetivo da tese é apresentar fórmulas para o número de tais pontos, bem como estudar condições que garantem a maximalidade da quantidade de pontos das curvas envolvidas. Essas condições são importantes para garantir que uma curva possua muitos pontos racionais”, explica o professor.

Atualmente, a tecnologia está em quase todos os momentos do nosso dia. É impossível negar a importância do uso dos celulares, computadores, caixas eletrônicos e outros aparelhos eletrônicos na sociedade atual. A criptografia encontra-se em alguns aparelhos, para não dizer na grande maioria, e serve para proteger informações por meio do uso de algoritmos codificados, hashes e assinaturas. Uma das formas de se construir um código para enviar mensagens codificadas é justamente utilizando curvas sobre corpos finitos.

Nesses códigos, o número de palavras que podem ser usadas está diretamente ligado ao número de pontos racionais sobre essas curvas. Quanto maior for o número de pontos, melhor é o código, pois dessa forma é possível montar uma variedade maior de mensagens. "Nosso trabalho apresenta algumas famílias de curvas que possuem muitos pontos e, portanto, são ótimas candidatas para serem utilizadas para criptografar mensagens enviadas entre aplicativos de celular, programas de computador, sistemas de caixas eletrônicos, entre outros dispositivos", destaca o docente.

José Alves tomou posse na UFLA em agosto de 2022. Sua tese foi defendida em 26 de janeiro de 2022. Os trabalhos realizados ao longo do doutorado foram orientados pelo professor da Universidade de Minas Gerais (UFMG) Fabio Brochero. Também colaboraram no desenvolvimento do trabalho os pesquisadores Lucas Reis (UFMG), Herivelto Borges e Daniela Oliveira (Universidade de São Paulo-São Carlos).

Prêmio Capes

O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Na relação estão as 49 teses premiadas na primeira etapa, uma por área do conhecimento. Dessas, três irão receber o Grande Prêmio Capes de Tese – um por cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A solenidade de entrega do Prêmio ocorre em dezembro.