GESTÃO TECNOLÓGICA

DGTI inicia a implementação de novas medidas de segurança em computadores da UFLA

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quinta, 05 Outubro 2023 11:15 | Última Atualização: Segunda, 16 Outubro 2023 10:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante o mês de outubro, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Lavras (DGTI/UFLA) irá implementar medidas adicionais de segurança nos computadores da Instituição. A equipe de técnicos da diretoria realizará as novas configurações em todos os recursos computacionais que integram o patrimônio da Universidade.

Nos computadores, será instalado o software “OCS Inventory”, que, basicamente, registra o que as máquinas possuem. O diretor da DGTI, Erasmo Evangelista de Oliveira, explica que “esse software permitirá acompanhar, de maneira eficiente e precisa, os componentes dos computadores da UFLA, o que é muito importante para manter um controle detalhado dos nossos bens tecnológicos e otimizar as manutenções. É importante destacar que as aplicações configuradas não têm recursos de espionagem ou monitoramento de dados dos usuários, preservando a segurança e a privacidade de todos.”

Erasmo também revela que a DGTI está aprimorando a segurança ao adicionar os computadores no software Active Directory (AD), que simplifica a gestão de acesso aos sistemas e fortalece os protocolos de autenticação e autorização. Isso garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos recursos críticos da Instituição, minimizando riscos de violações e protegendo dados.

Além dos benefícios para a segurança da informação e a gestão de riscos, o inventário desses bens traz outras vantagens: melhor planejamento das aquisições de hardware e software; gerenciamento de incidentes e problemas (diagnóstico mais preciso do computador e de quais são os pontos que precisam de correção ou aprimoramento, permitindo antecipar possíveis problemas); detecção de softwares maliciosos; e gerenciamento de garantia e suporte dessas máquinas.

O diretor ressalta que a equipe técnica está comprometida em minimizar qualquer impacto nas atividades diárias que dependem dos computadores da UFLA durante esse processo. “Compreendemos a importância da produtividade e faremos o possível para causar o mínimo de interrupções. Além disso, o compromisso com a segurança é compartilhado por todos na Universidade, e contamos com a colaboração de cada um para garantir o sucesso e a eficácia dessas medidas”, salienta Erasmo.

A iniciativa tem o objetivo de cumprir a resolução normativa CIGOV 3, de novembro de 2022, sobre o inventário de ativos de tecnologia da informação e do uso aceitável de recursos computacionais nas estações de trabalho da UFLA. As ações estão alinhadas com as diretrizes do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) de 2021-2025 e são amparadas por recomendações de órgãos de controle renomados, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A abordagem também está em conformidade com padrões de segurança internacionalmente reconhecidos.