GESTÃO

UFLA tem alteração na vice-reitoria - Professor João Cândido de Souza assume o cargo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 04 Outubro 2023 14:42 | Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2023 14:42
Gentileza solicitar descrição da imagem

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nomeou, nesta quarta-feira (4/10), o professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN) João Cândido de Souza como vice-reitor da Instituição. A decisão ocorreu após o professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), Valter Carvalho de Andrade Júnior, que ocupava o cargo até o momento, ter solicitado sua exoneração da vice-reitoria, também oficializada nesta quarta (4/10), para consecutiva publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O professor João Cândido estava à frente da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística  (Proinfra) desde janeiro de 2022. Formado em Agronomia pela ESAL (hoje UFLA) em 1992, possui mestrado em Agronomia/Fitotecnia e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas também pela UFLA, além de pós-doutorado pela Iowa State University of Science and Technology. É professor titular do Departamento de Biologia (DBI/ICN/UFLA) e presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (2022-2023). Foi secretário da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (2007-2009), membro do Conselho Universitário da UFLA (2012 - 2016), cordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (2008-2016), Presidente da Câmara de Assuntos Acadêmicos da Pró Reitoria de Pós Graduação da Universidade Federal de Lavras 2012-2016) e membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (2012-2016).

Professor João Cândido foi também membro da Câmara de Agricultura (CAG) da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), de 2012 a 2015, e coordenador da mesma Câmara de 2014 a 2015. É pesquisador nível 1D do CNPq, com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente no melhoramento genético de plantas anuais e genética quantitativa. Ele relata que recebeu, com satisfação, o convite para assumir o cargo até o final da gestão atual da Universidade, que terá encerramento em maio de 2024. “Estou honrado pela confiança e vou dedicar todo o empenho necessário para que as funções da vice-reitoria sejam cumpridas de forma a fazermos o melhor pela Instituição e pelas pessoas que a constroem todos os dias”, diz.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, ao realizar os despachos relativos às alterações, agradeceu a contribuição do professor Valter e ressaltou a relevância, para a UFLA, de poder contar com o trabalho do professor João Cândido no cargo. “O professor João Cândido pertence a uma unidade acadêmica que contribui muito para o avanço de nossa Instituição, e é uma pessoa de extrema confiança e competência.  Nesses quase dois anos, como pró-reitor de Infraestrutura e Logística, desempenhou um trabalho de imensa relevância. Tenho satisfação de tê-lo ao meu lado até que a gestão termine. A UFLA será muito bem atendida com sua nomeação“, comentou.

Com as mudanças, os trabalhos na Proinfra serão assumidos pelo técnico administrativo Adeilson Carvalho, atual pró-reitor adjunto.