NOVA LICITAÇÃO

Reitor reúne-se com funcionários terceirizados dos contratos de apoio administrativo e de manutenção e conservação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 10 Outubro 2023 12:14 | Última Atualização: Segunda, 16 Outubro 2023 09:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu-se na manhã desta terça-feira (10/10) com os funcionários terceirizados que atendem aos contratos de apoio a serviços administrativos e de manutenção e conservação na Instituição. O objetivo foi priorizar a comunicação rápida e transparente sobre a condução dos processos licitatórios destinados à celebração dos novos contratos para continuidade dos serviços. “Os trabalhadores das empresas terceirizadas nos ajudam todos os dias a construir a UFLA, e nosso compromisso com eles deve ser total, inclusive na prestação de contas sobre os processos em curso”, diz o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

De acordo com o diretor de Licitações, Contratos e Convênios, João Antônio da Cruz Pedrozo, o resultado do processo terá um impacto para os funcionários que serão contratados pelas novas empresas. “Os Termos de Referência da licitação feitos pela UFLA traziam estimativas de remunerações, para parte dos cargos,  superiores aos valores praticados atualmente. No entanto, no caso da licitação para serviços administrativos, por exemplo, a empresa vencedora apresentou uma convenção coletiva de trabalho diferente daquela à qual a atual empresa prestadora de serviços se vincula. Por isso, ela apresentou, para alguns cargos, salários inferiores ao que foi sinalizado pela UFLA. Embora toda a documentação apresentada pela empresa esteja correta e o processo tenha sido feito atendendo a toda a legalidade necessária, infelizmente os valores são mais baixos, e somos solidários aos trabalhadores. Isso nos deixa muito entristecidos”, comenta João Antônio.

Os contratos com a Plansul para prestação de serviços administrativos e de manutenção e conservação têm término em 4/11 e 1º/11, respectivamente. A UFLA está trabalhando na renovação do contrato de apoio administrativo pelo prazo de dois meses, necessários devido à tramitação desse processo específico. “É um tempo para que os funcionários possam se programar diante da mudança de cenário”, explica o reitor. A empresa habilitada na licitação de apoio administrativo tem contrato também com outras instituições federais de ensino da região, como a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e institutos federais, onde pratica o pagamento de salários também vinculado à Convenção Coletiva de Trabalho que apresentou no processo licitatório da UFLA.

A última licitação para contratação de mão de obra exclusiva para serviços administrativos ocorreu em 2018, e todas as prorrogações possíveis foram feitas nesse período. “Reconhecemos o trabalho que esses funcionários vêm fazendo pela UFLA, torcemos para que muitos deles tenham sucesso na seleção a ser feita pela nova empresa e para que possam continuar nas nossas equipes. No entanto, essa mudança na remuneração nos faz compartilhar da angústia. Fato parecido ocorreu na mudança do contrato dos serviços de limpeza em 2018, e também naquele momento não foi nada fácil”, diz o professor João Chrysostomo.

O processo licitatório em curso para o contrato de serviços administrativos ainda não foi encerrado, e está em fase de apresentação de  recurso.