Ir direto para menu de acessibilidade.
Atendimento em saúde no câmpus

Reunião entre Praec e CA de Pedagogia esclarece dúvidas sobre atendimentos emergenciais de saúde no câmpus

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 18 Outubro 2023 10:20 | Última Atualização: Sexta, 20 Outubro 2023 12:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã de terça-feira (17/10), foi realizada uma reunião na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) para diálogo com o Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes de Pedagogia apresentaram dúvidas sobre os protocolos de atendimento emergenciais de saúde no câmpus após um evento ocorrido na noite de segunda-feira (16/10), quando um discente do curso precisou de atendimento emergencial no Centro de Convivência, e receberam esclarecimentos da Praec, da Coordenadoria de Saúde, do médico que atuava no ambulatório da UFLA no período noturno e da Diretoria de Segurança, Trânsito e Logística Acadêmica (DSTL).

A Praec informou que, ainda que o servidor médico da UFLA tenha se deslocado ao Centro de Convivência e prestado a devida assistência inicial ao estudante, os atendimentos de saúde no câmpus só podem ser realizados em nível primário de atenção à saúde. Para atendimentos de urgência e emergência é necessário que o serviço de saúde tenha equipamentos e credenciamento específicos.

O protocolo de atendimento às situações emergenciais e de urgência na UFLA segue as portarias 1.010/2012 e 2048/2002 do Ministério da Saúde, que tratam sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Em Lavras, apenas os hospitais e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são preparados para atendimento de urgência e emergência.

Já sobre o questionamento realizado pelas estudantes em relação à atuação dos vigilantes, a DSTL explicou que as equipes são contratadas e treinadas por uma empresa terceirizada para prestarem serviços de vigilância ao patrimônio, não sendo permitido que os trabalhadores prestem socorro médico, uma vez que a atuação de profissionais que não sejam da área de saúde pode agravar o caso.

Dessa maneira, os estudantes que acompanhavam o discente foram devidamente orientados a acionar e aguardar o SAMU. A equipe de vigilância no local permaneceu acompanhando o caso para garantir que todos os procedimentos pudessem ser finalizados e o discente encaminhado ao hospital, como consta no registro de ocorrência feito pela Coordenadoria de Vigilância ao Patrimônio.

Orientações à comunidade universitária

É considerada uma emergência qualquer situação que apresente risco de morte ou injúria grave para o paciente ou para outros, necessitando de uma intervenção terapêutica imediata por equipe treinada e devidamente equipada.

Saiba quais ações devem ser tomadas em cada um dos casos:


QUANDO CHAMAR O SAMU (192)?

- Tentativa de suicídio;

- Vítima inconsciente (desmaio);

- Intoxicação ou envenenamento;

- Crises hipertensivas;

- Dores no peito de aparecimento súbito;

- Agressão por arma de fogo ou arma branca;

- Crises convulsivas;

- Hemorragias;

- Traumas e fraturas;

- Queda;

- Outras situações consideradas de urgências e emergências acidentais.

QUANDO ACIONAR OS BOMBEIROS (193)?

- Resgate de pessoas ou animais;

- Inundação e desabamento;

- Incêndio;

- Afogamento;

- Acidente com animal peçonhento;

- Choque elétrico;

- Vazamento de produto perigoso;

- Acidente com vítima;

- Queda e acidente doméstico;

Caso o SAMU esteja impossibilitado de atender, o Corpo de Bombeiros deve ser

contactado.

Surtos psicóticos

Distorções do pensamento e da percepção, perda de contato

com a realidade, comportamentos agressivos, delírios, alucinações

1º - Acione o serviço de urgência

SAMU

Bombeiros

2º - Acione a vigilância ou Polícia Militar em casos que a pessoa estiver

agressiva.

Vigilância UFLA

Polícia Militar

3º - Comunique o fato à Coordenadoria de Saúde/PRAEC pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que os profissionais de saúde da UFLA possam acompanhar o caso e os envolvidos.

Acidentes com vítimas

Acione o serviço de urgência

SAMU

Bombeiros

Situações de agravos de saúde que acontecerem em sala de aula ou espaços da UFLA

1º - Acione o serviço de urgência

SAMU

Bombeiros

2º - Comunique o fato à Coordenadoria de Saúde/PRAEC pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Desaparecimento de membros da comunidade (servidores, terceirizados, discentes)

1º - Comunique a Polícia Militar e registre o Boletim de Ocorrência.

2º - Relate o fato à PRAEC, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que as medidas institucionais sejam tomadas, tais como contato e apoio/orientação aos familiares e demais envolvidos.

Dificuldades de permanência estudantil em razão de situação de vulnerabilidade socioeconômica

Comunique o Setor de Assistência Estudantil por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atentado contra a própria vida, consumados ou não

1º - Acione o serviço de urgência

SAMU

Bombeiros

2° - Após encaminhamento, comunicar o fato à Coordenadoria de Saúde/PRAEC pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que os profissionais de saúde da UFLA possam acompanhar o caso e os envolvidos.

Pessoas com necessidades de apoio relacionado à saúde mental:

Informe a pessoa que a PRAEC, por meio da Coordenadoria de Saúde, possui atendimento psicológico e psiquiátrico e que a mesma poderá procurar orientações sobre o serviço através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Telefones e E-mails

SAMU: 192

Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Centro de Valorização da Vida (CVV): 188

Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar 24 horas todos os dias.

Vigilância UFLA: (35) 3829-1154

Ambulatório Médico:

Atendimento em nível primário via agendamento.
Funcionamento
das 8h às 12h e das 13h às 21h

Telefone: (35) 2142-2197

Em caso de dúvidas, entre em contato com os setores e coordenadorias da Praec – UFLA

Atendimento/PRAEC: (35) 3829-1582 / (35) 3829-9788

Setor de Assistência Estudantil/PRAEC: (35) 3829-1975 / (35) 3829-5108 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadoria de Saúde/PRAEC: (35) 3829-1110 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Setor de Acessibilidade e Inclusão/PRAEC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção