AGENDA

Reitor da UFLA participa de Assembleia Geral na Suíça - evento debate desafios da educação superior para a cidadania global

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 26 Outubro 2023 16:34 | Última Atualização: Segunda, 30 Outubro 2023 16:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 23/10 a 27/10 está sendo debatida em Genebra, na Suíça, a temática “Educação Superior para a Cidadania Global”. O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, participa das atividades representando a Instituição. A programação integra a XVI Assembleia Geral e o  XIII Seminário Internacional promovidos pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub), em parceria com a Université de Genève (Unige) e a International School of Geneva (Ecolint).

Segundo o reitor, a programação é focada nos tempos atuais do ensino superior, abordando questões sobre como promover inovações pedagógicas, como fortalecer a internacionalização dentro das universidades, como lidar com a pauta dos estudantes refugiados, entre outras. “É uma troca de experiências muito positiva. Chamou-nos atenção o caso de uma universidade do Cazaquistão, que apresentou uma elevação enorme no número de estudantes internacionais, e as ações que eles fizeram para  fortalecer a internacionalização são muito interessantes. Inspiram-nos a buscar projetos semelhantes para a UFLA, de forma a termos não só acordos celebrados com instituições estrangeiras, mas especialmente acordos ativos e pujantes, agregando muita qualidade aos cursos de graduação e pós-graduação”, avalia.

Além de reflexões avançadas para os desafios globais do ensino superior, o evento é uma oportunidade para o estabelecimento de novos acordos de cooperação internacional. “Vimos boas possibilidades de parceria com universidades

À esq.: Embaixador e representante Permanente, Missão Permanente do Brasil perante as Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra - Tovar da Silva Nunes. À dir.: Reitor da UFLA, prof. João Chrysostomo.

da Suiça e da Finlândia, onde há foco sobre inovações pedagógicas. A Suíça é um dos países com as melhores bolsas e as melhores condições para estudantes brasileiros. Então, a gente precisa também fortalecer a interação com universidades suíças”.

Participam do evento reitores de instituições públicas e privadas de vários países, entre eles Índia, China, México, Suíça, Itália, França e Finlândia, além de diversos reitores brasileiros. O GCub, que promove o evento, é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Composta por 89 Universidades brasileiras, tem apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (Mctic), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), entre outras instituições, para suas ações.