BOAS PRÁTICAS

UFLA compartilha, no MEC, boas práticas de incentivo à permanência e à integração acadêmica

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 27 Outubro 2023 09:04 | Última Atualização: Segunda, 30 Outubro 2023 16:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

A convite da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) compartilhou com outras Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) iniciativas e boas práticas para mitigar a evasão, retenção e abandono adotadas na instituição. A apresentação foi realizada no Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica, que ocorreu nos 17 e 18/10, no Auditório do Inep, em Brasília.

A UFLA foi representada pela diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Dade/Prograd), professora Francine de Paulo Martins Lima, que apresentou dois projetos institucionais selecionados pelo MEC: Projeto Mentoria Acadêmica e Programa de Apoio aos Discentes com Necessidades Específicas (Padnee – UFLA). Os projetos são conduzidos pela Prograd e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), respectivamente, e desenvolvidos em parceria com os cursos de graduação da UFLA.

“Socializar as iniciativas desenvolvidas na UFLA foi muito oportuno e reafirma o trabalho de referência que a nossa instituição tem feito com os cursos de graduação para superar os desafios que envolvem evasão, retenção e abandono, e acometem todas as instituições de ensino superior do país, de modo especial, as instituições federais. Muitos são os desafios, mas temos trabalhado, nas diferentes pró-reitorias, com os cursos de graduação e suas equipes, para a garantia do acesso e, sobretudo, da permanência de nossos estudantes na universidade”, afirma.

No evento, foram apresentados projetos e ações que visam ao fortalecimento e ao desenvolvimento das IFES brasileiras. No primeiro dia, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo MEC com parceiros, como o Ministério da Fazenda, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações, Advocacia-Geral da União, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. No segundo dia, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas Ifes com foco no enfrentamento do desafio da evasão.

O público deste evento foram os dirigentes das Ifes, incluindo reitores e outros integrantes.

Sobre o Programa Mentoria Acadêmica

O Programa de Mentoria Acadêmica tem como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, além de fortalecer o vínculo com seu curso. Objetiva ainda, oferecer oportunidades para o aprimoramento do desempenho acadêmico dos estudantes e possibilitar o mapeamento das dificuldades enfrentadas ao longo do curso, e propor à Prograd, por intermédio da sua Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação (CPAA), ações que visem mitigar tais dificuldades, incluindo evasão, retenção e abandono.

A Mentoria Acadêmica busca, ainda, acolher ingressantes e subsidiar ações da Praec no âmbito dos cursos, e oferecer subsídios para a melhoria dos indicadores das dimensões de organização didático-pedagógica e corpo docente, no âmbito dos cursos.

O projeto está presente, atualmente, em 20 dos 38 cursos de graduação da UFLA, seja no formato de componente curricular obrigatório ou eletivo, seja por meio de projetos extensionistas, consequência da recente reformulação curricular dos cursos de graduação conduzidas pela Prograd.

“Ter a Mentoria nas matrizes dos cursos de graduação é uma ganho para os estudantes e também para os cursos, pois acentua a dimensão humana do percurso formativo, somada às dimensões profissionais, éticas e políticas necessárias a qualquer processo de aprendizagem e formação profissional”, afirma Francine.

Saiba mais sobre a Mentoria Acadêmica

Sobre o Padnee

O Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especificas (Padnee), de responsabilidade da Praec, tem como objetivo o atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas, conforme disposto na legislação vigente, a fim de efetivar seus direitos de acesso, permanência e conclusão de curso.

O Padnee é composto por uma comissão multidisciplinar: pedagoga, psicóloga, médico, assistente social, representante técnico-administrativo e representante docente, além de assessores - docente da área do direito, ex-membros da comissão e discentes, que fazem o acompanhamento e o atendimento aos estudantes com necessidades específicas vinculados aos cursos de graduação da UFLA.

Juntamente com os estudantes atendidos, é desenvolvido um plano, direcionado a docentes, com recomendações de estratégias pedagógicas, de adequações, sugestões de acessibilidade e orientações, de acordo com as especificidades de cada estudante. A cada semestre, o plano é enriquecido com novas estratégias concebidas pelos docentes durante sua interação com os estudantes.

Saiba mais sobre o Padnee