XXXVI CIUFLA

Divulgado o horário das apresentações de pôsteres no Congresso de Iniciação Científica (Ciufla)

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Segunda, 30 Outubro 2023 08:26 | Última Atualização: Segunda, 30 Outubro 2023 08:28

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) torna público o horário oficial das apresentações de pôsteres nas sessões do XXXVI Congresso de Iniciação Científica (Ciufla). Cada participante deve conferir o horário e o número de identificação do pôster para se preparar para a apresentação, programar a impressão do trabalho e saber onde o pôster deverá ser afixado no dia.

Todas as apresentações estão programadas para o período entre 6 e 9/11, no Galpão de Eventos, anexo ao Salão de Convenções.

Acesse a programação das apresentações.

Formato dos pôsteres e instruções de apresentação

A equipe organizadora do Congresso ressalta que não há um modelo ou padrão definido para elaborar o pôster. Porém, por se tratar de um trabalho visual, ele deve possuir:

• Fácil compreensão;
  • O mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
  • Informações organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • Texto legível a uma distância de pelo menos 2 metros (é sugerido o uso da fonte Arial, tamanho 20 ou superior).

O pôster também deve apresentar a seguinte estrutura:

• Título do evento (XXXVI Congresso de Iniciação Científica da UFLA) com a marca da UFLA;
  • Título do trabalho idêntico ao presente no resumo submetido;
  • Nome e endereço (departamento/e-mail) dos autores;
  • Introdução;
  • Objetivos;
  • Material e métodos;
  • Resultados e discussão;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas.
  • Se a pesquisa tiver recebido financiamento, agradecer a instituição de fomento.

A equipe também sugere a impressão do pôster em papel sulfite, nas dimensões de 85 centímetros de largura e 100 centímetros de altura. Utilizar canaleta é opcional e o pôster somente deve ser retirado após o término da sessão.

Preferencialmente, o primeiro autor fará uma apresentação oral presencial de cerca de 5 minutos sobre a sua pesquisa para os avaliadores internos e/ou externos. Caso isso não seja possível, outros autores podem assumir a exposição. Durante a apresentação dos pôsteres, é necessária a presença constante de, no mínimo, um dos autores para atender ao público interessado e fazer a sua integração com os demais autores da sessão. Os pôsteres não apresentados não serão incluídos nos anais e não será emitido certificado de participação para seu(s) autor(es).

A presença do orientador é recomendada pelos organizadores para estimular o seu orientando e para prestigiar o evento. Na impossibilidade de presença, outro pesquisador que tenha acompanhado o trabalho pode representá-lo.

É obrigatório que os nomes do autor apresentador e do orientador constem no resumo submetido ao Ciufla.