CONSULTA PÚBLICA

Comunidade acadêmica participa, nesta terça-feira (14/11), de votação teste para reitor e vice

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 13 Novembro 2023 08:40 | Última Atualização: Segunda, 20 Novembro 2023 14:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta terça-feira (14/11), das 8h às 16h, a Comissão Organizadora da Consulta para a escolha de reitor e vice-reitor da UFLA proporcionará uma votação teste, permitindo que docentes, técnicos administrativos e estudantes com matrícula ativa se familiarizem com o sistema on-line. O link para a votação será enviado por e-mail e estará disponível em https://consulta2023.ufla.br/.

No dia 30/10, a Comissão Organizadora da Consulta também realizou uma simulação do processo eletrônico de votação com o apoio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).

A DGTI reforçou a segurança e transparência do sistema de votação utilizado, Helios Voting, o qual garante a confidencialidade dos votos e a proteção da privacidade dos participantes. Além disso, o sistema permite auditorias para verificar a precisão dos resultados e identificar possíveis problemas ou suspeitas de fraude. Os testes conduzidos pela DGTI não revelaram qualquer falha na preservação do sigilo do voto, reforçando a confiabilidade do sistema.

É importante destacar que o sistema Helios Voting é amplamente adotado por instituições de ensino e organizações em todo o mundo. Os votos são criptografados antes do envio e armazenados de forma segura em um banco de dados, utilizando técnicas criptográficas avançadas para proteger a identidade dos eleitores.

Até o momento, a UFLA realizou 257 eleições eletrônicas com sucesso, abrangendo a direção de unidades acadêmicas, representação nos conselhos superiores, coordenação de cursos, chefias de departamentos e participação em diversos órgãos colegiados.

Eleição para reitor e vice-reitor

A consulta oficial à comunidade universitária para a escolha de reitor e vice-reitor ocorrerá por meio de votação remota e secreta no dia 22/11/2023, das 8h às 21h. Na data indicada, os eleitores receberão um link de votação por e -mail, que também estará disponível em https://consulta2023.ufla.br/.

Durante o processo de apuração das eleições, cada apurador receberá uma chave de autorização exclusiva, fundamental para a descriptografia da urna no final do processo eleitoral, sem comprometer o sigilo do voto. A divulgação dos resultados só ocorrerá com a colaboração conjunta de todos os apuradores designados.