EDUCATION USA

UFLA inaugura Escritório Internacional para facilitar o acesso ao ensino superior no exterior

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 15:50 | Última Atualização: Terça, 07 Novembro 2023 12:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu um passo significativo em direção à internacionalização ao inaugurar o Escritório EducationUSA, nesta terça-feira (31/10), na Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), no câmpus histórico da Universidade.

A rede EducationUSA tem como objetivo principal disponibilizar informações atualizadas e assistência efetiva para aqueles que desejam ingressar no ensino superior nos Estados Unidos. Na UFLA, o atendimento gratuito será para toda a comunidade, acadêmica ou não, de Lavras e região.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, essa parceria representa um dos marcos mais importantes na trajetória de internacionalização da Instituição. Ele ressalta que a internacionalização é um desafio complexo, com diversas barreiras a serem superadas, sendo uma delas a linguagem. “Acredito que esse Escritório vai nos ajudar a quebrar essas barreiras e a melhorar a nossa mobilidade internacional. Além disso, esse é um grande marco na construção do que, hoje, temos chamado de ‘cidadão global’, alguém capaz de enxergar o mundo além do aspecto econômico, valorizando as relações humanas e a preservação do meio ambiente”.

O diretor de relações internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, compartilha da mesma opinião e destaca a importância desta ação como uma conexão crucial. “A presença do Escritório EducationUSA proporcionará uma oportunidade valiosa para ampliar e fortalecer as relações internacionais, especialmente com os Estados Unidos, possibilitando que universidades estrangeiras que ainda não conheçam a UFLA a descubram, abrindo portas para ambas as partes”.

A EducationUSA é uma rede global de centros de orientação associada à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. Na UFLA, o Escritório será dirigido por Stefânia Rezende Moreira, que tem como missão facilitar o acesso a informações sobre o ensino superior nos Estados Unidos. Ela explica que essa rede está presente em mais de 170 países, com aproximadamente 430 escritórios em todo o mundo e mais de 40 centros da EducationUSA em todo o Brasil. Agora, a UFLA se junta a essa rede global, adotando a metodologia oficial da EducationUSA, que engloba cinco passos para estudar nos Estados Unidos.

O evento de inauguração, aberto ao público, também contou com a presença da adida para assuntos de educação e cultura da Embaixada Americana, Ruth Urry, que enfatizou a importância da parceria com a UFLA e o potencial de colaboração em pesquisa e intercâmbio de ideias. “A UFLA é uma parceira muito importante para nós. Essa Instituição possui pesquisadores incríveis e essa nova conexão vai garantir mais conhecimento científico para a região”. Além disso, ela destacou a oportunidade de promover a mobilidade estudantil em direção aos Estados Unidos.

Compareceram, ainda, outras autoridades da UFLA e representantes da rede EducationUSA e do Consulado Americano, além do diretor do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) do Southern Office of Aerospace Research and Development (Soard), Roger Greenwood, que ministrou uma palestra após a inauguração.

Confira as fotos do evento

Revisão: Camila Caetano, jornalista UFLA