Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA mantém a excelência no Enade

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 08 Novembro 2023 13:02 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Três cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram sua excelência reafirmada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2022 (Enade 2022), com a repetição do conceito obtido na avaliação anterior, realizada em 2018. Os cursos de Administração e Direito conquistaram novamente  conceito 5, o mais elevado do exame, e o curso de Administração Pública,  conceito 4, também considerado um indicador de qualidade acima da média nacional.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, os resultados confirmam o cuidado que a comunidade UFLA tem com seu ensino de graduação e se juntam às notas 4 e 5 da maioria dos cursos. “O resultado é a evidência quantitativa da dedicação qualitativa diária de estudantes, professores, colegiado de curso, técnicos de apoio e da gestão com a formação oferecida pela instituição. Neste ano, foram participações concentradas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, e a equipe FCSA está de parabéns”.

Área de Avaliação

Modalidade de Ensino

Conceito Enade 2018

Conceito Enade 2022

5

5

Administração Pública

4

Administração Pública

Educação a distância

3

2

O pró-reitor esclarece que o conceito 2 obtido pelo curso de Administração Pública na modalidade a distância “não representa o histórico de qualidade do curso, pois já não existem ingressos há, pelo menos, cinco anos. A participação nesta edição do Enade ocorreu apenas com alguns estudantes remanescentes que estavam retidos por diferentes motivos”. O curso de Administração Pública EaD tem histórico de bons resultados: conceito de curso 4, no processo de reconhecimento; conceito 4 no Enade de 2015 e conceito 3 no Enade de 2018.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A avaliação é constituída por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 31/10.