Ir direto para menu de acessibilidade.
MultLab

UFLA lança plataforma para consulta de equipamentos, laboratórios e serviços para uso coletivo

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 09 Novembro 2023 18:13 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/UFLA) lançou a plataforma MultiLab.UFLA, que tem o objetivo de ampliar a visibilidade e facilitar o compartilhamento da infraestrutura de pesquisa multiusuários da UFLA. Por meio da ferramenta, a comunidade interna e órgãos externos podem consultar equipamentos, serviços e laboratórios que se encontram disponíveis na Universidade para o uso coletivo. O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com apoio da Diretoria de Comunicação (Dcom) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), em colaboração com o professor Neumar Costa Malheiros, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN). O lançamento da plataforma ocorreu durante a solenidade de abertura do Congresso Unificado da UFLA. 

“A plataforma é muito importante tanto para a comunidade interna quanto externa, porque ela dá visibilidade acerca da infraestrutura e equipamentos da UFLA, bem como onde eles estão localizados e que tipo de análises podem ser feitas. Para a comunidade interna, a informação contribui para que não haja a compra de equipamentos em duplicidade, otimizando o recurso público, já que são equipamentos muito caros”, explica o pró-reitor de pesquisa, Luciano José Pereira. 

O professor Neumar Malheiros coordenou a equipe de desenvolvimento e inovação tecnológica durante dois anos, e comenta sobre a alegria de participar do lançamento da plataforma. “Estou muito contente em saber que o resultado desse trabalho em equipe vai ajudar a fomentar novos projetos entre pesquisadores de diferentes departamentos e até mesmo parcerias com entidades externas. É gratificante desenvolver atividades nas quais podemos colocar nosso conhecimento a serviço da comunidade acadêmica”.

O professor destaca a participação de estudantes de graduação no desenvolvimento da plataforma. “Esse projeto foi uma oportunidade de muita aprendizagem para os estudantes que participaram com muita dedicação; então, cito aqui alguns nomes que foram imprescindíveis para a conclusão desse projeto: Augusto César Rodrigues Lima e Pedro Lucas Montuani e Garcia, egressos do curso de Sistemas de Informação; e Guilherme Grego Santos, Luiz Carlos Bessa de Lima e Taiane Rodrigues de Sousa, estudantes do curso de Ciência da Computação.

Ainda não há suporte, na própria plataforma, para solicitar ou reservar os equipamentos. Essa funcionalidade ainda está em desenvolvimento, assim como mecanismos de gestão dos laboratórios e geração de relatórios para os respectivos coordenadores. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção