suas em foco

UFLA é a executora dos cursos de Fortalecimento dos Serviços Socioassistenciais de Brumadinho e da Bacia do Paraopeba

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 14 Novembro 2023 11:11 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi a Instituição de Ensino Superior (IES) selecionada para a execução do Projeto de Fortalecimento dos serviços socioassistenciais municipais de Brumadinho e Bacia do Paraopeba, que apresenta como proposta técnica a oferta de cursos de capacitação e fortalecimento dos serviços socioassistenciais em 26 municípios mineiros localizados na Bacia do Paraopeba. A execução desse projeto é de responsabilidade do Departamento de Administração Pública, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas(DAP/FCSA/UFLA), e conta com o apoio do Núcleo Institucional de Apoio a Projetos Educacionais (NIAPE).

O projeto visa a promover a capacitação de profissionais da rede governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 26 municípios participantes do projeto, que atuam no âmbito da gestão ou das equipes de referência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assim como de Conselheiros Municipais de Assistência Social. Os municípios participantes do Projeto são: Abaeté, Biquinhas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pequi, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Paraopeba, Pompéu, Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Betim, Brumadinho, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Pará de Minas, São Joaquim de Bicas e São José da Varginha.

Os cursos são ofertados na modalidade semipresencial, com carga horária total de 40 horas cada um, das quais 34 horas serão realizadas a distância e 6 horas de atividades presenciais. O projeto tem previsão de duração de três anos, com a realização de cinco cursos por ano e uma estimativa de oferta de 8.447 vagas. O primeiro curso, denominado “A Política Pública de Assistência Social e o SUAS”, teve início no dia 16 de outubro e possui previsão de encerramento no dia 5 de dezembro. Os encontros presenciais serão realizados nos três municípios-sede (Bom Despacho, Curvelo e Belo Horizonte).

O projeto faz parte do Acordo Judicial para Reparação Integral, assinado em 2021 entre a Vale, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais e Governo do Estado de Minas Gerais, para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho.

Mais informações:

Instagram: @projetosuas.emfoco