Ir direto para menu de acessibilidade.

Gestores de Comunicação discutem estratégias de atuação em rede durante Encontro Nacional do Cogecom/Andifes

Escrito por Cogecom/Andifes | Publicado: Sexta, 17 Novembro 2023 16:07 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Evento foi realizado na UFABC e na UFSCar e destacou conferência, mesas temáticas, painéis e assembleia para eleição da Gestão 2024

Gestores de comunicação das universidades federais de todo o País, incluindo representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), debateram o papel das Instituições Federais de Ensino Superior na comunicação pública e na cultura científica no 8º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento, realizado de 8 a 11 de novembro, foi organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Diretoria Nacional do Cogecom. 

A primeira parte do Encontro, no dia 8 de novembro, foi realizada no Câmpus Santo André da UFABC. A programação dos dias 9, 10 e 11 de novembro continuou no Câmpus São Carlos da UFSCar.  O tema do 8º Encontro do Cogecom foi "Comunicação Pública e Cultura Científica: o papel das IFES". A troca de experiências entre gestores e profissionais de comunicação ocorreu em quatro painéis, que tiveram como eixo central a atuação em rede para enfrentar desafios da comunicação. A UFLA, representada pela diretora de Comunicação, Ana Eliza Alvim, e pelo assessor de Planejamento em Comunicação Institucional, Heider Alvarenga, compartilhou com os participantes a experiência da Diretoria de Comunicação (Dcom), com a implementação do projeto "Prosas na Ciência: contribuções da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência".

Durante a abertura do encontro, com participação de integrantes da comissão organizadora e do reitor Dácio Roberto Matheus, da UFABC, da reitora Ana Beatriz de Oliveira, da UFSCar, da vice-reitora Lia Rita Azeredo Bittencourt, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da reitora Lúcia Campos Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e vice-presidente da Andifes, a professora Maíra Bittencourt, diretora de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Cogecom - Gestão 2023, destacou a evolução entre a edição anterior do evento, em Aracaju (SE), quando as ameaças à democracia vivenciadas no Brasil eram constantes, em relação à atual. 

"Ao longo desse ano, com o apoio e a parceria de cada um, com o engajamento desse grupo do Cogecom como um todo, nós conseguimos sair de um lugar em que nós queríamos ganhar um pouquinho de voz e expandir redes de rádios e TVs. Conseguimos avançar na nossa agência, criar espaço de interlocução com o governo e se tornar respeitado. Hoje o Cogecom tem um espaço de respeito perante vários espaços políticos do nosso País. Isso é por que nós construímos um trabalho relevante ao longo desse período", afirmou Maíra Bittencourt.

A professora Mariana Luz, diretora de comunicação social da UFSCar e uma das organizadoras do encontro, reforçou que a atuação em rede é a “força” do Cogecom.  “Somos mais de 60 Instituições Federais de Ensino Superior espalhadas por todo o Brasil em capitais e também nos interiores do País. E isso faz com que tenhamos uma capilaridade que nenhuma outra rede de comunicação tem", completou.

Para a relações públicas Mariella Mian, coordenadora da assessoria de comunicação e imprensa da UFABC e organizadora do evento, a programação do 8º Encontro do Cogecom foi elaborada para provocar reflexões sobre a intersecção da comunicação pública e a  construção da cultura científica na sociedade brasileira. “Logo no primeiro dia de evento,  fomos instigadas e instigados a refletir sobre a necessidade de construirmos caminhos mais dialógicos entre universidades e demais agentes da sociedade”, destacou.

Atualmente, o Cogecom é composto por gestoras e gestores de comunicação de dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 65 universidades federais, filiados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os representantes são indicados pelas reitorias das instituições.

Participando pela primeira vez do Cogecom, a gestora Heidi Gracielle Kanitz, coordenadora de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), aponta que, apesar das assimetrias estruturais entre as instituições, os desafios em relação à comunicação são similares. “Com apenas cinco anos de criação da UFDPar, enfrentamos todos os desafios em termos de orçamento e estrutura e equipe e, para mim, está sendo bastante interessante perceber que, apesar de nós termos instituições já com décadas de experiência e de história, nós partilhamos, às vezes, dos mesmos desafios", disse a gestora.

Para o Coordenador de Divulgação e Jornalismo Científico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Salvador Gomes, essa diversidade de contexto das Ifes foi o que mais chamou a atenção no encontro do Cogecom. "O que a gente vai comunicar dentro desse contexto? Perguntas como essa, dentro desse contexto abrangente e heterogêneo, são muito estimulantes para, depois, a gente voltar para os nossos lugares, pensar a nossa realidade e não perder nenhum vínculo com essas reflexões, pois não é uma vez por ano que a gente constrói rede", concluiu o participante. 

Para saber como foram as discussões, acesse o conteúdo da transmissão on-line do evento disponível no YouTube da UFABC, no link //www.youtube.com/@ufabcoficial/streams">www.youtube.com/@ufabcoficial/streams.

Assembleia do Cogecom/Andifes

Além do debate em torno da comunicação pública e da cultura científica, o 8º Encontro Nacional do Cogecom/Andifes sediou assembleia geral do colégio para elaboração da Carta de Santo André e São Carlos e para a eleição da nova diretoria para 2024. Na carta aprovada, o Cogecom apresenta compromissos assumidos para o próximo ano, estabelecidos com base nas discussões realizadas ao longo do encontro e reafirma a luta do Colégio pela autonomia universitária e pela comunicação pública. 

No documento, o Cogecom defende a ampliação das estruturas de comunicação na expansão universitária; a atuação em rede; a comunicação estratégica,  dialógica, relacional e não autoritária; o combate à desinformação; e ressalta a participação do colégio e seus atores como fundamental na construção das políticas públicas federais em suas mais amplas dimensões. “A Comunicação não pode ser reduzida à divulgação”, enfatiza a Carta. Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

Na assembleia geral, também foi realizada a eleição para a Gestão 2024 do Cogecom, com recondução da professora Maíra Carneiro Bittencourt Maia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a direção.  A vice-direção passa a ser ocupada pela professora Rose Mara Pinheiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a secretaria pelo jornalista Ricardo Fagundes Sangiovanni, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela professora Kamila Bossato Fernandes, da Universidade Federal do Ceará (UFC). As coordenações regionais ficaram com a seguinte composição:

Região Centro-Oeste
Bianca Cegati Ozuna (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD)
Mônica Nogueira (Universidade de Brasília - UnB)

Região Nordeste
Malu Silva Carvalho (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB)
Renata Cristina de Sá Barreto Freitas (Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf)

Região Norte
Albanira Maria Coelho (Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa)
Gilberto Mendes da SIlveira Lobo (Universidade Federal do Acre - Ufac)

Região Sudeste
Fábia Lima (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
Renata Maria de Oliveira Neiva (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)

Região Sul
Flávia Rubiane Durgante (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA)

Mais informações sobre o Cogecom em: http://cogecom.andifes.org.br/

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção